5 tendências tecnológicas para o mercado brasileiro.

5 tendências tecnológicas para o mercado brasileiro.

Por Marcelo Cruz

A tecnologia desponta progressivamente como um motor do desenvolvimento econômico mundial ao passo que avança rapidamente com a disponibilização de novas soluções capazes de transformar as empresas e o consumo. No mercado brasileiro esse cenário não é diferente e as tendências tecnológicas tem demonstrado o potencial para orientar as decisões de investimento em diversos setores.

Apenas em 2021 foram investidos US$ 45,7 bilhões em hardware, software e serviços no País, colocando-o na 10ª posição do ranking global, com participação de 1,65% no total mundial de US$ 2.79 trilhões, de acordo com o estudo Mercado Brasileiro de Software – Panoramas e Tendências, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em conjunto com a IDC.

Nos próximos anos, a expectativa é que haja um aumento gradativo da maturidade do mercado nacional em relação à tecnologia, principalmente com as inovações que estão por vir. A necessidade de integrar o físico e o digital fará com que as empresas cada vez mais busquem novas tecnologias para analisar e tomar decisões baseadas em dados, além de diminuir os custos operacionais e o esforço humano nos processos.

Descubra quais são essas tendências tecnológicas e suas principais características ao longo deste artigo.

Principais tendências tecnológicas do Brasil

1 – Rede 5G e IoT (Internet of Things)

A nova rede 5G permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos, possibilitando, consequentemente, o acesso a produtos inovadores que vão desenvolver a chamada Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). Com isso, o mercado ganhará novos wearables, hiperautomação de processos, segurança de tráfego na transmissão de mídia de alta velocidade e mais confiabilidade e agilidade operacional.

2 – LGPD e Blockchain

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a tecnologia de Blockchain, mecanismo avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa, as corporações terão cada vez mais privacidade e segurança quando se trata do uso de tecnologia. Essas tendências permitirão monitorar mais superfícies de ataque às redes e aumentar a proteção de informações das empresas. Além disso, o setor de TI se aproximará das demais áreas das empresas, com a conscientização das práticas de segurança, convergência dos fornecedores em plataformas únicas e descentralização das decisões.

Em um mundo em que as fraudes (violação de sistemas) são cada vez mais comuns, o BaaS (Blockchain as a Service) também chega para sanar a demanda por confiabilidade dos bancos de dados das empresas em tempo real por meio de registros imutáveis. Ou seja, o Blockchain pode ser usado na cadeia de suprimentos para garantir segurança, rastreabilidade, transparência, menos intermediários, rapidez nos processos, automação e privacidade de dados.

3 – Plataformas nativas da nuvem (Cloud-native)

O cloud-native ou nativo da nuvem é uma abordagem moderna para construir e executar aplicativos de software, que explora a flexibilidade, escalabilidade e resiliência da computação em nuvem. Diante do avanço das plataformas low-code, a criação de apps tem se tornado uma das melhores soluções para escalar e aumentar o faturamento das empresas.

4 – Experiência do Cliente (Customer Experience)

Com a pandemia da Covid-19, a relação entre empresas e consumidores se transformou drasticamente e agora as corporações ainda têm alguns desafios a serem enfrentados. A presença e atuação online já é um diferencial percebido neste momento e poderá ser um fator cada vez mais decisivo para se fechar negócios. Por isso, mesclar o uso de ferramentas digitais e atendimento humanizado (customer centric) é uma tendência de mercado que evitará sentimentos negativos nos consumidores.

5 – IA (Inteligência Artificial)

A Inteligência Artificial é uma das principais tendências tecnológicas que vão transformar o mercado nos próximos anos, com as máquinas sendo capazes de tomar decisões de forma rápida e precisa, além da interação cada vez maior com os seres humanos.

Desafios da transformação digital

A pandemia acelerou o processo de transformação digital das empresas no Brasil. Apenas em 2021, essa antecipação do processo foi o equivalente ao esperado para o período de um a quatro anos, segundo a 33ª edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, divulgada pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (FGVCia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).

Embora já esteja em andamento, a adoção dessas novas tendências tecnológicas ainda esbarra em alguns desafios. O maior deles é a falta de mão de obra qualificada para implementar e desenvolver essas tecnologias de forma dinâmica, já que as mudanças são constantes e os profissionais precisam se manter atualizados. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom) mostram que, no setor, a demanda média é de 70 mil profissionais por ano, mas aproximadamente 25 mil dessas vagas ficam ociosas.

O comprometimento da alta gestão e o engajamento das equipes para abandonar o obsoleto e dar lugar à inovação também é cada vez mais necessário para sanar os desafios atuais. Uma demora no avanço da tecnologia 5G, por exemplo, pode representar um grande gargalo para adoção de dispositivos com esse tipo de tecnologia.

Além disso, outra barreira que as empresas enfrentam é encontrar soluções que sustentem a operação em um único lugar. Por isso, ter um parceiro estratégico de negócios como a SAP é cada vez mais decisivo.

O papel das soluções SAP

Posicionada como líder global em software de gerenciamento empresarial, que oferece soluções de tecnologia para os processos de negócios em diferentes segmentos de mercado, a SAP consegue atender e assegurar a qualidade da informação em todas essas tendências tecnológicas que estão avançando no mercado brasileiro.

Isso porque as novas tecnologias demandam a implementação de processos integrados com todo o ecossistema das empresas, assim o ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) continua a ser o centro dessa transformação digital. Por isso, a tendência é que gradualmente corporações migrem a sua gestão para ERPs, a fim de garantir sua sustentabilidade e maior eficiência por meio da análise de dados.

Uma organização que possui as soluções da SAP está à frente da concorrência em vários aspectos, incluindo a adequação às tendências tecnológicas e o fato de ser reconhecida como empresa íntegra e de operação confiável. Já as companhias que se mantiverem desatualizadas em relação à análise de dados terão sua atuação mais limitada e, consequentemente, enfrentarão prejuízos no negócio.

Por ser uma empresa especialista e parceira SAP, a AdopTI está aqui justamente para sanar esse problema ao oferecer um atendimento ágil e soluções inteligentes e personalizadas, alinhadas às tendências mais inovadoras do mercado.

Quer saber como a AdopTI pode contribuir para impulsionar a jornada de transformação digital em sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como inovar com as soluções SAP.

Marcelo Cruz é Sales Representative da AdopTI.

Compartilhe nas Redes Sociais!
28 de dezembro de 2022
Voltar para Blog