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Uma abordagem madura para incorporar a sustentabilidade nos negócios.

Nova pesquisa da SAP revela que as empresas estão amadurecendo quando o assunto é sustentabilidade.

O crescimento do lucro e o aumento da receita, juntamente com o propósito e os compromissos das empresas, ainda são os principais motivos para o desenvolvimento sustentável no mundo corporativo. Agora, somado a esses fatores, o interesse dos consumidores por marcas que sejam verdadeiramente sustentáveis tem incentivado ainda mais a mudança, indicando um aumento na força da influência do cliente nas estratégias dos negócios. Não é à toa que as organizações estão amadurecendo quando o assunto é incorporar processos e produtos que tenham menos impacto no meio ambiente, revelou uma pesquisa da SAP Insights realizada com mais de 6 mil empresários, em 40 países e 29 indústrias.

Da mesma forma que houve a evolução no mindset das marcas em relação à sustentabilidade, houve também um avanço nas barreiras ao progresso. Antes, os desafios estavam em medir o impacto ambiental, incorporar a sustentabilidade nos processos e alinhar as ações com a estratégia; essas questões perderam a importância, apontando para um amadurecimento dos processos dos negócios sustentáveis. Em contrapartida, agora as dificuldades estão na falta de financiamento, nas estratégias incoerentes e nas dificuldades em provar o retorno do investimento nas práticas sustentáveis. Para resolver esses tópicos, as empresas precisam investir em uma equipe mais “verde” e em soluções tecnológicas mais amplas em seus negócios.

Estrategicamente, as empresas estão reconhecendo que operar de forma mais sustentável não é apenas algo bom para se fazer, é uma maneira de gerar lucro e de se diferenciar na competitividade do mercado. Segundo a pesquisa da SAP, a maioria das empresas está planejando aumentar seus investimentos nos próximos três anos em causas que envolvam as mudanças climáticas, e cinco vezes mais companhias vão começar a investir em sustentabilidade. Essas mudanças chamam atenção não apenas dos clientes, mas também dos acionistas. A maioria dos empresários acredita que seus stakeholders preferem organizações que investem no meio ambiente mesmo que, em um primeiro momento, isso custe uma lucratividade reduzida.

Os desafios em torno da incorporação de estratégias sustentáveis nos negócios ainda existem, mas o amadurecimento das empresas sobre o assunto está transformando o mercado. As marcas estão mais motivadas por seus compromissos com os clientes e investidores, além disso, com software inteligentes, podem tomar decisões com base em dados aprimorados para estratégias mais assertivas.

Fonte: www.sap.com

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23 de novembro de 2022