Home Tendências para o metaverso em 2023.

Tendências para o metaverso em 2023.

Como o marketing, as corporações e a inteligência virtual podem favorecer as empresas no metaverso.

O termo “metaverso”, que parece ter saído de HQs, ultrapassou as linhas dos quadrinhos para nos encontrar no mundo real. Desde que a marca do Facebook passou por repaginação, essa palavra ganhou os olhos de todos, ansiosos por saber mais sobre os mundos digitais. Neles é possível trabalhar, jogar e socializar em uma plataforma que une tudo e todos. Com a previsão de aumentar em 5 trilhões de dólares o valor da economia global até 2030, o conceito de metaverso é algo para se estar atento em 2023.

Muitas empresas têm concentrado suas atenções em desenvolver a ideia dos metaversos, cada uma com sua própria visão; algumas delas estão criando ambientes de realidade virtual para colaboração e trabalho em projetos digitais. Assim, para garantir que o setor esteja atualizado, elencamos os principais pontos a se atentar neste ano:

1 – Metaverso como um novo canal de marketing

Seguindo os mecanismos de busca da web 1.0 e as redes sociais da web 2.0, o metaverso será o combustível necessário para marketing e propaganda na web 3.0. Grandes empresas já buscam se colocar à frente, pois sabem que os consumidores buscam por novas e inovadoras formas de se conectar com as marcas. Com o foco na experiência do consumidor e nas conexões individuais, o metaverso se torna um novo canal de comunicação. As estratégias são muitas e ainda incertas, mas é certo que as empresas que querem se destacar devem estar ali.

2 – Metaverso corporativo

A promessa é de que se possa utilizar plataformas, ferramentas e mundos inteiramente virtuais para realizar negócios de forma remota, eficiente e inteligente. Os usos são múltiplos: de testes virtuais de estresse e eficácia de carros de Fórmula 1 em quaisquer circunstâncias concebíveis sem gastos e danos no mundo físico, até treinamento de novos empregados pelo RH numa cópia virtual de uma empresa. Os espaços permitirão, ainda, trabalhar remotamente sem perder o engajamento com colegas e os seus processos criativos.

3 – Realidade virtual e aumentada

O metaverso possibilitará diversas formas de interações entre indivíduos, corporações e produtos, com as realidades virtual, aumentada, mista e estendida. Todas essas possibilidades poderão ser aproveitadas com headsets que já estão no mercado e novos que deverão ser lançados por grandes empresas. Em 2023, além do desenvolvimento de headsets, os consumidores podem esperar a otimização de trajes táteis de corpo inteiro para experiências mais realistas e imersivas.

4 – Tecnologia de avatar mais avançada

Trata-se de avatares que nos representam no mundo virtual. Essas “personas” estão sendo aprimoradas, permitindo que a aparência seja mais realista e mais de acordo com o que o dono deseja parecer. Algumas tecnologias permitirão até que se tenha um só avatar para diversas plataformas. Além disso, em 2023, os avatares devem ganhar captura de movimento, passando a adotar nossos gestos e linguagem corporal, bem como poderão ser autônomos, sob controle de Inteligência Artificial, nos representando no mundo virtual enquanto realizamos tarefas do mundo real.

O metaverso veio para ficar. Por isso, é preciso que as empresas estejam prontas para se inserirem nos mundos virtuais com o intuito de ganharem espaço para crescer.

Fonte: www.sap.com

Compartilhe nas Redes Sociais!
27 de fevereiro de 2023