Tendências de Recursos Humanos para 2024.

Tendências de Recursos Humanos para 2024.

Algumas tendências devem contribuir para tornar o setor de Recursos Humanos mais inovador e humano em 2024.

Estamos nos aproximando do final de um ano surpreendente. Neste momento, é fundamental olhar para frente e entender as tendências que moldarão o cenário de Recursos Humanos em 2024. Para te ajudar, destacamos as principais tendências que os líderes do setor e de tecnologia devem considerar para construir ambientes de trabalho mais produtivos, além de atrair e reter talentos qualificados.

Uso de IA Generativa

Inteligência Artificial Generativa (IA) é uma ferramenta transformadora nas funções de RH e gestão de talentos. Em 2024, espera-se que essa tecnologia não apenas automatize tarefas, mas também impulsione o recrutamento, reconhecimento e engajamento de funcionários. Líderes de Recursos Humano devem priorizar a compreensão profunda da IA generativa em suas diversas formas para aproveitar seu potencial.

Suporte para toda a força de trabalho

O envelhecimento da força de trabalho e a entrada de novos profissionais exigem estratégias que se adaptem a diferentes gerações. As organizações precisam considerar a saúde física e mental dos funcionários mais experientes, além de atender às necessidades dos mais jovens. Por isso, programas de transição para aposentadoria, treinamento em tecnologia e regimes de trabalho flexíveis são essenciais. Mentorias para a transferência de conhecimento podem ajudar a mitigar a perda de experiência associada às saídas de funcionários mais antigos.

Oportunidades de crescimento

Organizações centradas em competências, que valorizam as habilidades e potencial dos funcionários, reduzem a dependência de qualificações tradicionais e possuem mais chances de encontrar a pessoa certa para cada função – ocasionando em benefícios tanto para a companhia quanto para os colaboradores.

Diversidade, inclusão e equidade

Em um cenário global competitivo, as empresas precisam se destacar na atração e retenção de talentos. As novas gerações valorizam temas como sustentabilidade, diversidade e transparência. Companhias que dão a devida atenção para esses assuntos têm maior probabilidade de atrair bons profissionais, impactando positivamente nos negócios. Investir na conscientização, estabelecer metas, criar grupos de afinidade e programas de bem-estar são fundamentais neste caminho.

Remuneração além do salário tradicional

A visão acerca da remuneração está evoluindo à medida que as empresas passam a buscar equidade salarial e a ouvir as vozes dos colaboradores. A igualdade salarial passa de uma questão de responsabilidade social corporativa para integrar estratégias de talentos e engajamento de equipes. Neste sentido, a remuneração criativa ganha força e vai além do salário ao incorporar benefícios intangíveis como flexibilidade, bem-estar e programas de fidelidade.

O compromisso com o desenvolvimento, bem-estar e inclusão, combinado com a compreensão das tecnologias emergentes, moldará o sucesso das organizações no cenário empresarial em constante evolução.

Fonte: news.sap.com

Compartilhe nas Redes Sociais!
11 de dezembro de 2023
Voltar para Blog