Tecnologias emergentes podem contribuir para a causa das mudanças climáticas.

Tecnologias emergentes podem contribuir para a causa das mudanças climáticas.

Juntos, abraçando as tecnologias emergentes, podemos enfrentar as mudanças climáticas e garantir um planeta mais saudável para o futuro.

O maior desafio global atual é, sem dúvidas, a crise climática, que exige ação imediata não apenas para impedir mais danos, mas também para reparar aquilo que já foi prejudicado. O Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS) da NASA relatou que o mês de julho de 2023 foi o mês mais quente já registrado na temperatura global. A boa notícia é que as novas tecnologias estão tornando as investigações sobre as mudanças climáticas mais fáceis, visto que já é possível reconhecer de forma mais certeira as fontes de emissão de carbono e impedir novos danos.

Dois passos principais devem ser levados em conta para enfrentar a crise climática global – em ambos, as tecnologias emergentes podem contribuir, tornando cada processo mais rápido e eficiente. O primeiro ponto é identificar o problema, o segundo é impedir que ele continue acontecendo, evitando mais danos ao meio ambiente. Se conseguimos reconhecer que algo que estamos fazendo é prejudicial, então devemos mudar a maneira como se faz.

Com as tecnologias emergentes, esse trabalho fica mais fácil. Veja alguns exemplos:

Identificando o problema:

– Através de imagens de satélite, é possível rastrear e analisar emissões de dióxido de carbono (CO2) de usinas de energia, fábricas, queimadas controladas e até de navios de carga. Com esses dados, é possível detectar atividades ilegais.

– A IA ajuda a detectar emissões na cadeia de abastecimento global, permitindo que as empresas responsáveis por grande parte das emissões dos gases do efeito estufa encontrem maneiras de reduzir os danos que causam.

– O consumo de energia global gerada pela Internet soma cerca de 3,7% das emissões globais. Ao reconhecer este problema, podemos utilizar ferramentas que ajudam a estimar a pegada de carbono e emissões geradas pela vida online.

Impedindo mais danos:

– Um novo polímero que pode ser aplicado a têxteis vai permitir que você carregue seu celular através de uma camiseta, funcionando como uma fonte de energia móvel e sustentável.

– Transformando chuva em energia. Pesquisadores da Universidade Municipal de Hong Kong desenvolveram um gerador que pode transformar até a chuva em energia a  140 volts por gota.

– Algas marinhas podem se transformar em biocombustíveis. Elas também são fontes de energia renovável e podem ser uma excelente solução sustentável.

As tecnologias emergentes estão transformando a luta contra as mudanças climáticas, oferecendo soluções inovadoras e eficazes para enfrentar este desafio global. 

Fonte: news.sap.com

Compartilhe nas Redes Sociais!
29 de novembro de 2023
Voltar para Blog