Home Tecnologia a favor do consumidor: serviços públicos realizam atendimento online durante a pandemia de COVID-19

Tecnologia a favor do consumidor: serviços públicos realizam atendimento online durante a pandemia de COVID-19

Por: SAP Brasil

Somando os esforços para proteger a saúde da população contra o novo Coronavírus, o setor de serviços públicos está disponibilizando atendimentos online

A digitalização de serviços públicos busca contribuir com o distanciamento social necessário para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus, mas também é uma maneira de simplificar a realização de transações e emissão de documentos, agilizando o processo de transformação digital necessária para a modernização do setor. Atualmente, no Brasil, 54% de todos os serviços públicos do governo federal estão disponíveis na internet.

Acesso facilitado para 25 milhões de correntistas: desde o dia 27 de abril, 25 milhões de correntistas do Banco do Brasil podem acessar serviços públicos online disponíveis no portal Gov.br utilizando os números da agência, conta e senha de acesso. A integração permite que os usuários acessem documentos para pagamento de IPTU e IPVA, tendo acesso aos 809 serviços disponibilizados pelo governo federal, estados e municípios.

Eleitores podem regularizar título pela internet: durante o isolamento social, jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e pessoas que possuem título de eleitor e precisam regularizar a situação do documento podem utilizar o portal criado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que também permite consultar a situação dos documentos e emitir certidões.

Poupatempo disponibiliza serviços pelo site e aplicativo: o público do Estado de São Paulo pode contar com 50 serviços disponíveis no aplicativo e no site do Poupatempo. Através desses canais, é possível solicitar o licenciamento de veículos, emitir a Carteira de Trabalho Digital e a 2ª via da CHN. Além disso, alunos da rede pública estadual também podem consultar seu RA, solicitar boletim escolar e a declaração de matrícula.

Empresas de água e energia elétrica disponibilizam agência online: acessando o site ou baixando o aplicativo das distribuidoras dos serviços de energia elétrica e de água, usuários podem solicitar a 2ª via das contas, além de solicitar o desligamento e ligação de serviços, solicitar reparos e até parcelar débitos.

Para quem pode ficar em casa, a escolha pelos serviços digitais é a melhor alternativa de proteção. O setor público está se adaptando a essa nova realidade, que deve facilitar a vida das pessoas também no futuro.

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12 de junho de 2020