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Sustentabilidade como chave para estratégias de negócio.

Previsões de mudanças nos negócios e necessidade de ações em prol da sustentabilidade em 2023.

Há anos se fala em sustentabilidade como um objetivo a ser atingido, desde as menores esferas,  como a doméstica, até as maiores, como as industriais. No campo dos negócios não é diferente e, por isso, a estratégia deve ser utilizada de maneira mais imperativa a partir de 2023. Considerando as ações de incentivo governamental e as demandas dos consumidores, a sustentabilidade ambiental impulsiona uma revolução verde no mercado, relacionada, dentre outras, à tecnologia, ao risco climático, ao marketing, à redução de emissões de gases poluentes das cadeias de produção e aos serviços profissionais.

Buscando se adaptar, as empresas deverão trabalhar para colocar em prática ações que as insiram na economia verde. A Forrester elaborou um relatório de previsões que aponta algumas das mais marcantes mudanças sustentáveis nos negócios previstas para o início do ano:

1 –  Retorno das compensações e dos créditos de carbono com padrões de transparência para que não se retorne ao processo fraudulento do passado.

2 – Revisão das práticas de viagens existentes em prol da descarbonização, visto que as restrições aéreas devido à COVID-19 demonstraram outras alternativas possíveis.

3 – Necessidade de maior transparência nos relatórios de carbono, com um padrão que deverá vir de um órgão internacional reconhecido, levando em consideração os novos parâmetros de trabalho remoto para qualificar organizações de crédito e empréstimo de emissões e informar investidores, acionistas e clientes sobre o grau de sustentabilidade das empresas.

Vale lembrar que, no Brasil, o Governo Federal tem ações de incentivo para fortalecer a economia verde. O Programa Nacional de Crescimento Verde visa a criação de empregos verdes para proteger a biodiversidade com financiamentos e subsídios para projetos sustentáveis. Em 2012, o Senado divulgou um estudo que já indicava a necessidade de que o governo impusesse maneiras de fazer com que consumidores e produtores não apenas tenham conhecimento, mas também arquem com a utilização dos recursos naturais, de modo que o lucro não se sobreponha aos bens naturais.

Considerar as taxas de emissões de gases poluentes e encontrar maneiras de reduzi-las é o ponto principal para a sustentabilidade, mas as empresas devem buscar alternativas, como garantir e facilitar aos clientes a reciclagem adequada de seus produtos, implantar ilhas verdes (jardins e árvores) nas sedes sempre que possível, utilizar energia verde com sistema solar ou eólico. Mais que uma demanda cada vez maior dos consumidores, ser sustentável é indispensável para que os ciclos naturais tenham tempo de acompanhar o desenvolvimento.

Fonte: www.sap.com

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25 de janeiro de 2023