Os impactos do avanço da Inteligência Artificial no marketing.

A Inteligência Artificial promete transformar a forma como fazemos marketing hoje.

O mundo virtual está cada vez mais avançado. Dispositivos eletrônicos que reproduzem o funcionamento do pensamento humano são capazes de resolver problemas, usar a lógica e até mesmo tomar decisões. No campo do marketing, a IA já faz revoluções e pode impactar a maneira como o mercado funciona. Dentre as diversas vantagens de adotar o uso da IA no setor, 50% dos profissionais da área apontaram a publicidade direcionada como uma das principais vantagens de integrar a tecnologia em sua abordagem. A ferramenta ainda auxilia em diversas outras áreas:

– Automação de tarefas repetitivas.

– Análise de grandes quantidades de dados.

– Personalização de campanhas.

– Previsão de taxas de conversão.

– Otimização do melhor momento para envio de e-mail de marketing.

Na publicidade programática, que direciona os anúncios certos para os clientes certos e na hora certa, o aprendizado de máquina tornou possível que os profissionais de marketing pudessem automatizar a compra e a venda em ambientes digitais. O algoritmo inteligente consegue perceber se o anúncio atingiu as expectativas e também mostrar como pode melhorar. Como resultado, os gastos com publicidade são mais eficientes, já que aumenta-se a chance de compra do consumidor atingido pela propaganda.

Está cada vez mais claro que para alcançar o sucesso, o marketing e a IA precisam caminhar lado a lado. Contudo, implementar a ferramenta pode não ser tão fácil quanto parece. Veja como os desafios podem ser enfrentados:

– É imprescindível conhecer bem os clientes, automatizar processos mais complexos e otimizar o processo da cadeia de suprimentos;

– Deve-se utilizar a IA para saber qual a melhor forma de investir em marketing de modo a gastar menos e produzir mais;

– É preciso usar a IA parase conectar melhor com o público-alvo e garantir uma experiência favorável para ambas as partes, com maior engajamento;

– Manter base de dados forte e confiável permite tomar decisões mais assertivas;

– A tomada de decisões pela IA garantirá maior agilidade e assertividade;

– É importante investir no melhoramento da equipe de marketing para que ela possa sempre estar um passo à frente no setor;

– Lembrar das mudanças pelas quais a IA passa a todo momento servirá para entender a mudança de comportamento dos consumidores e as necessidades de adequação das empresas.

Fonte: www.sap.com

Compartilhe nas Redes Sociais!
19 de abril de 2023
Voltar para Blog