O fator humano em um futuro de IA.

O fator humano em um futuro de IA.

O futuro pode ser muito mais promissor quando o capital humano trabalha junto com a IA.

Inteligência Artificial não é mais uma tecnologia que vai surgir no futuro, ela é uma realidade que está se desenvolvendo rapidamente. A cada ano que passa, a IA se torna mais sofisticada e capaz de realizar tarefas que antes eram exclusivas do domínio humano. Os investimentos em tecnologia sempre buscaram reduzir o esforço físico e mental, auxiliando em tarefas repetitivas e maçantes. No entanto, cada avanço tecnológico traz novos desafios. A ascensão da IA traz consigo dilemas e oportunidades que merecem reflexão.

A automação, antes da IA generativa, era focada em tarefas específicas e rotineiras. Os seres humanos eram os arquitetos por trás dessa automação, mas agora a IA ganhou autonomia e é capaz de avaliar, selecionar, agir e aprender de forma independente, tornando o valor do capital humano mais vulnerável. Com o aprendizado de máquina, a ferramenta agora pode conversar quase como seres humanos, mas ainda assim possui algumas limitações.

De fato, a Inteligência Artificial é brilhante quando o assunto é a automação de tarefas rotineiras e na geração de insights a partir de dados existentes. No entanto, há limitações claras em sua capacidade de deduzir informações desconhecidas, conceber novos modelos de negócios, fazer perguntas inovadoras e visualizar oportunidades que estão além de sua programação. A IA precisa ser alimentada pelo conhecimento humano para funcionar. Ela não pode criar nada se não for alimentada com dados.

As competências interpessoais são o que diferencia os seres humanos da IA. Para mantermos nosso valor em um mundo dominado pela IA, é crucial que desenvolvamos competências ao longo da vida, começando o mais cedo possível. É preciso aprender sobre inteligência emocional, consciência intercultural, curiosidade e pensamento crítico. Essas habilidades não surgem espontaneamente, elas podem e devem ser ensinadas, pois são elas que distinguem a inteligência humana da artificial.

Em um mundo impulsionado pela IA, a criatividade e o pensamento crítico se tornam mais valiosos do que nunca. Ao investir no desenvolvimento de habilidades únicas e inerentemente humanas, podemos explorar novas ideias, garantindo que a humanidade continue a evoluir e se destacar em um mundo onde a IA é uma realidade cada vez mais presente. Sua empresa pode aproveitar todos os benefícios da tecnologia e ainda reconhecer o valor único que a humanidade oferece. De que forma? Investindo em soluções especificas para o gerenciamento de colaboradores.

Fonte: news.sap.com

Compartilhe nas Redes Sociais!
7 de dezembro de 2023
Voltar para Blog