Home Mudanças importantes que devem definir o cenário econômico pós pandemia

Mudanças importantes que devem definir o cenário econômico pós pandemia

 

Este era um cenário que as organizações não previram e que agora precisam lidar para sofrer o mínimo de impactos no futuro

As expectativas econômicas para o mundo em 2020 não são as mesmas. Na primeira semana de maio, o mercado financeiro ajustou a previsão de queda do PIB do país pela 12ª semana seguida, desta vez, a média foi de 3,34% para 3,76%. O futuro ainda causa incertezas e as organizações precisam repensar o planejamento em investimentos futuros, considerando o que deve ser definido como prioridade para manter a produtividade e segurança, preparando-se para gerenciar riscos.

Funcionários trabalhando em casa e o novo normal

Ainda que as atividades pudessem ser realizadas à distância, muitas empresas não estavam acostumadas a trabalhar no modelo home office. Uma alternativa para evitar a contaminação pela COVID-19, agora se mostra como um modelo de trabalho rentável e produtivo.

A previsão é de que o home office no Brasil cresça cerca de 30%. O levantamento Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios mostra que mesmo com o relaxamento do isolamento social, o distanciamento ainda será necessário para evitar uma nova onda de disseminação, além disso, a demanda por espaço pode ser maior, impedido que todos os colaboradores voltem de uma vez.

O novo normal pode ser uma mudança na rotina das organizações, com a escolha pelo trabalho home office ou parte dele. Gerando economia de gastos com infraestrutura para as equipes e com o deslocamento dos colaboradores.

Investimento em segurança da informação

Os ataques cibernéticos cresceram durante a pandemia do novo Coronavírus, com ameaças aos sistemas de saúde e a dispositivos domésticos. Entre os meses de fevereiro e março, foram detectadas 22.700 URLs maliciosas relacionadas à COVID-19. Além disso, 6,7 milhões de vítimas foram enganadas por aplicativos falsos nesse período.

O investimento em proteção de dados também deve crescer com a exigência maior dos consumidores por transparência de informações. Além disso, o trabalho à distância exigirá que as empresas reforcem a segurança cibernética para prevenir invasões a sistemas e redes, impedindo o vazamento de informações sensíveis.

Transformações no varejo ajudam a manter vendas no futuro

O varejo pode ter encontrado um caminho mais vantajoso para continuar movimentando a economia no período de reabertura. Com a manutenção das vendas online mesmo depois da crise e a abertura de lojas físicas, o setor pode manter as atividades e ajudar a gerar empregos. Mas é preciso ter resiliência para analisar o comportamento do consumidor, que poderá estar mais preocupado com o emprego, para determinar quais estratégias e negócios podem oferecer melhor experiência para o cliente.

Percepção sobre riscos e planejamento contingente

Para todos os setores, o mercado interno pode oferecer as bases da retomada econômica. Com a viabilização de linhas de crédito que ajudam a fortalecer o pequeno e médio empresário e investimentos no setor industrial, para que possam produzir mais e competir com o mercado internacional, consolidando a parceria comercial com países que estão passando pela reabertura e que precisam de braços produtivos.

Planejar o futuro dos setores, com atuações integradas entre eles pode beneficiar a retomada econômica no pós-crise. As empresas devem se preparar para esse novo momento, entendendo que as mudanças serão estruturais.

 

FONTE: Sap Brasil

Compartilhe nas Redes Sociais!
10 de junho de 2020