Home Experiência do colaborador é primordial para a cultura das organizações.

Experiência do colaborador é primordial para a cultura das organizações.

A retenção de talentos depende do investimento em capital humano. Colocar as pessoas no centro das estratégias de RH é essencial para garantir uma boa experiência do colaborador.

Os líderes das empresas têm muito pouco controle sobre eventos e decisões externas que afetam diretamente seus funcionários, de maneira individual e coletiva. Porém, dentro do ambiente profissional é dever deles garantir que os colaboradores sejam ouvidos, além de fornecer experiências que engajem e motivem as pessoas a atingirem seu melhor todos os dias.

Pensando nisso, investir em estratégias baseadas em dados para melhorar essas experiências, estabelecendo um entendimento mútuo das expectativas e necessidades, é essencial para motivar e reter talentos. Quando os funcionários se sentem amparados, eles: possuem uma mentalidade positiva sobre o trabalho, se identificam com a cultura da empresa, realizam ações positivas em nome da organização e percebem uma cultura de trabalho mais positiva entre seus colegas.

Algumas ações podem ajudar sua organização a estreitar o relacionamento com os colaboradores:

Mostre-se aberto e disponívelReserve um tempo para ouvir, sentir e medir as necessidades, objetivos e contribuições dos funcionários. Se for preciso, tenha uma equipe para isso. Essa ação impacta positivamente na confiança dos profissionais, além de engajá-los e motivá-los a trabalhar da melhor maneira possível.

Preencha as lacunas de liderança
Gerentes e líderes devem estar em sintonia com suas equipes, participando mais dos processos dentro das organizações. Isso reduz o risco de perder talentos, pois se sentem mais sincronizados e ouvidos.

Alinhe valores
Em casos de incompatibilidade, os talentos tendem a mudar para um empregador diferente, que se posicione e tome medidas em áreas que são importantes para eles. É importante ser claro sobre o posicionamento da empresa em questões como inclusão, sustentabilidade e experiência do cliente, por exemplo.

Os últimos anos comprovaram: experiências melhoram o bem-estar pessoal e profissional de funcionários e equipes. Questões como segurança econômica, ambiente de trabalho adequado e inclusivo, igualdade salarial e diversidade são importantes, e já existem no mercado tecnologias inteligentes que ajudam as empresas a descobrirem as prioridades de cada profissional.

Fonte: www.sap.com

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22 de março de 2023