Home Ex-executivos da Amazon revelam 4 etapas do processo de inovação da empresa.

Ex-executivos da Amazon revelam 4 etapas do processo de inovação da empresa.

O primeiro passo é colocar o cliente no centro da estratégia. Depois, trabalhe olhando para trás. Confira!

As melhores estratégias de negócio são aquelas que atendem ou até superam as necessidades e expectativas dos clientes. Para isso, é preciso prever os problemas e formular as soluções ideais antes de desenvolver um produto ou um serviço. E é justamente nesse ponto que a Amazon foca sua inovação.

De acordo com o site americano Inc., dois ex-executivos da empresa fundada por Jeff Bezos, Colin Bryar e Bill Carr, revelaram no livro Working Backwards, publicado em fevereiro de 2021 (ainda sem edição em português) alguns dos segredos para alcançar essa visão de inovação. Os dois começaram a trabalhar na Amazon no final dos anos 1990 e compilaram o processo em quatro etapas. Confira:

Etapa 1: Defina o problema do cliente
O primeiro passo é determinar qual é o problema do cliente que você está tentando resolver. Identifique as dores que costumam ser recorrentes, como quantos cliques são necessários até a finalização de uma compra, por exemplo.

Se você tiver uma ideia clara do problema que está tentando resolver, será mais capaz de desenvolver um protótipo funcional. Se focar em um problema errado, o produto não será viável quando chegar ao cliente.

Etapa 2: Defina a solução de produto ideal
Depois de definir o ponto crítico do cliente, faça um brainstorm e chegue à descrição da solução, serviço ou produto que poderá ajudá-lo. É importante ter em mente que o caminho pode indicar a contratação de novos membros para a equipe, com diferentes habilidades e ideias – e isso não pode ser uma restrição para o avanço da solução. Pelo contrário, pode ser visto como uma oportunidade de expandir os negócios mais rapidamente.

O livro compartilha que este foi o caminho adotado para que a Amazon desenvolvesse o Amazon Web Services (AWS). A empresa se envolveu diretamente, colocando-se no lugar dos clientes-alvo mais de perto. Isso os ajudou a estabelecer categorias de negócios inteiramente novas que não existiam antes.

Etapa 3: Trabalhe retroativamente, a partir da experiência ideal do cliente
Para saber se a sua solução realmente atende aos problemas do cliente, é preciso refazer, detalhadamente, cada passo da jornada de consumo. Durante esse estágio, é muito importante ser o mais criterioso possível para identificar os obstáculos técnicos, financeiros, jurídicos, de parceria e outros que você terá que superar para dar vida a este produto ideal.

Etapa 4: Refine e repita as etapas anteriores
O produto, serviço ou experiência perfeita do cliente geralmente não ocorre na primeira tentativa. Como os autores escreveram, todos os produtos de maior sucesso da Amazon exigiram repetições de testes ao longo de muitos meses e, às vezes, até anos.

A ideia é colocar em prática aquela velha máxima de “começar com o fim em mente”. Isso é o que significa trabalhar retroativamente. Mas também é mais do que isso: é preciso uma visão do que se deseja alcançar e, para isso, é necessário ter as ferramentas e abordagens táticas para chegar lá. 

Fonte: Site Pequenas empresas e grandes negócios

Compartilhe nas Redes Sociais!
1 de março de 2021