Home Entenda o que é a manufatura avançada e como ela pode beneficiar a sua empresa.

Entenda o que é a manufatura avançada e como ela pode beneficiar a sua empresa.

Os processos de fabricação mudaram desde a revolução industrial. A chegada da indústria 4.0 trouxe mais processos, maquinários e sistemas conectados à tecnologia, que permitem executar diversas atividades de forma automatizada, controlada e precisa. É assim que a manufatura avançada funciona. 

As empresas que investem nesse modelo conseguem aproveitar diversos benefícios para o negócio, tornando seus processos mais eficientes, mais seguros e, o principal, garantindo o padrão de qualidade que precisam. 

Entenda melhor sobre o conceito e a aplicação da manufatura avançada, além de conhecer os benefícios para o negócio. Acompanhe!

O QUE É MANUFATURA AVANÇADA?

O conceito de manufatura avançada se refere aos processos de produção industrial em que o maquinário é integrado com sensores e atuadores. A integração permite a coleta de informações sobre o funcionamento das máquinas e do local em que estão, reportando e trocando dados relevantes com um servidor, onde todas serão analisadas pelos sistemas. 

Outra característica é que o uso desses sensores e atuadores permitem que as máquinas sejam controladas à distância, assim o operador não precisa estar no parque industrial ou conduzindo um dos equipamentos. A empresa consegue ter um controle mais efetivo e seguro dessas máquinas. 

Para entender melhor como a manufatura avançada se aplica na rotina das indústrias, veja algumas características desse modelo:

-as instalações da empresa e maquinário são equipados com sensores que conectam esses equipamentos à rede interna e/ou internet para permitir a comunicação entre si e entre as pessoas;

-os dados gerados pelas máquinas são acessados remotamente e as informações levantadas devem ser facilmente compreendidas, por meio de sistemas ou aplicativos;

-as máquinas têm autonomia e tomam decisões;

-a tecnologia embarcada facilita o trabalho da equipe, permitindo que os profissionais consigam operar os equipamentos e resolver seus problemas;

-a produção e a gestão têm padrões descentralizados.

As fábricas que utilizam a manufatura avançada geram um grande volume de dados. Essas informações são usadas para suportar as decisões no ambiente corporativo, aumentando a eficiência e a precisão dos processos.

As informações coletadas são aplicadas também nas análises de cenários e processos, além de permitir que as máquinas possam atuar prontamente, caso aconteça algo fora do esperado ou do padrão. A empresa consegue atuar com maior agilidade em casos de falhas e desvios em sua produção. 

Outra vantagem é que os dados podem ser integrados a outros sistemas, como ERPs e CRMs, prestando suporte às análises que melhoram a integração e outros processos.

AS TECNOLOGIAS FUNDAMENTAIS PARA A MANUFATURA AVANÇADA

Internet das coisas (Iot)

A Internet das Coisas é aplicada por meio dos sensores e atuadores que são colocados nas máquinas para coletar as informações sobre seu funcionamento e do ambiente em que estão. Esses recursos permitem que as pessoas ou outras máquinas consigam se comunicar com aqueles sistemas e interferir em seu funcionamento.

Big data e machine learning

As duas tecnologias permitem o armazenamento e a análise de grandes volumes de dados, com modelos estatísticos e algoritmos, que serão usados para aprendizagem de máquina. 

Na prática, isso quer dizer que os sistemas extraem as informações das máquinas e utilizam essas informações para que os próprios sistemas consigam aprender com os padrões que estão sendo reproduzidos na operação. 

Computação em Nuvem

A computação em nuvem permite que os dados sejam armazenados em servidores remotos e acessados de qualquer local com internet. Dessa forma, é possível trocar informações entre os sistemas e, com o uso de algumas soluções, os profissionais conseguem gerenciar esses dados e utilizá-los sempre que for necessário.

A computação em nuvem oferece maior mobilidade para a informação e flexibilidade para quem precisa utilizar aqueles dados. 

OS BENEFÍCIOS DA MANUFATURA AVANÇADA PARA AS EMPRESAS

A manufatura avançada proporciona três grandes benefícios para as empresas: Produção eficiente: as empresas adotam práticas de simulação, modelagem física e computacional, tecnologias de produção avançadas e de controle. Além de utilizarem a engenharia sequencial, em vez da engenharia sequencial e técnicas de prototipagem rápida, de fundição, usinagem e junção de precisão. 

Produção inteligente: a produção orientada para a implementação de sistemas de longo prazo. Estratégias eficientes de monitoramento, manutenção e reparo são adotadas para prolongar a vida desses recursos. 

Organização efetiva: uso de instalações e recursos compartilhados  e a tecnologia é usada com o objetivo de melhorar o envolvimento e a capacidade produtiva.

Para adotar a manufatura avançada em sua empresa, é fundamental acompanhar os avanços da tecnologia e as inovações que estão surgindo diariamente.

Fonte : www.produza.com.br

Compartilhe nas Redes Sociais!
9 de março de 2022