Conheça o dropshipping

A palavra dropshipping, traduzida ao pé da letra, significa “largar a remessa”. Assim, fica mais fácil compreender do que se trata. É uma técnica de gerenciamento logístico que consiste em intermediar a venda de produtos, sem precisar ter estoque, se preocupar com embalagem e envio e sem investir um grande capital para abrir o empreendimento. Em outras palavras, a empresa vende o produto, mas deixa o estoque e a entrega (remessa) dos produtos por conta do fornecedor.

O dropshipping é um mercado em expansão e ainda possui muito espaço para quem quer se dedicar a esse negócio. Inicialmente, esse modelo começou em marketplace, mas sua popularização e crescimento foram tão grandes que as lojas virtuais que trabalhavam dentro de marketplaces começaram a lançar suas plataformas de e-commerce, porque tem as vantagens de não ter que pagar comissão, não ter redução na margem de lucro e não ficar sujeito às regras de outra empresa.

Como funciona

O comerciante seleciona produtos dos fornecedores parceiros e expõe em seu e-commerce. Ao vender o produto, os dados e o pedido são enviados ao fornecedor, que, por sua vez, envia o item para o cliente em nome da loja intermediária. Em caso de devolução, todo o processo de retorno fica por conta do fornecedor (menos a parte de entrar em contato com o cliente). O lucro do lojista, nesse processo, é obtido na diferença entre o preço cobrado pelo fornecedor e o cobrado para o cliente.

O lado do fornecedor (estoque e envio) é invisível, porém é sua marca que está à frente de tudo, por isso é essencial formar parceria com empresas comprometidas, autênticas e que não vão comprometer o nome da sua empresa no mercado, mas, sim, que estejam dispostos a contribuir para construir a reputação da sua loja online.

Precauções

Assim como todos os negócios online, é necessário o investimento em estratégias de marketing para escalar seu negócio, afinal quem não é visto, não é lembrado, certo? Essa estratégia é importante para aumentar o tráfico da loja e aumentar as conversões. Pode optar pelas redes sociais, que são ótimas para fazer crescer o nome de sua loja.

O seu e-commerce deve oferecer uma boa experiência, para atrair os clientes e deixá-los satisfeitos, apostando em atendimento humanizado, fazendo seu cliente se sentir respeitado e compreendido ao entrar em contato com o seu suporte.

Além disso, loja virtual precisa ter um sistema de logística muito bem estruturado e alinhado, para que a entrega seja realizada da melhor maneira possível. É importante estar a par da entrega em si (acompanhando tudo de perto) e dos serviços de logística do país, buscando saber quais são os custos associados à embalagem e envio – não é porque seu negócio não lida diretamente com isso, que você não deve se preocupar, muito pelo contrário, se a entrega não for realizada, sua loja que sofrerá as consequências.

Vantagens

Nós listamos algumas das vantagens de se ter um negócio dropshipping:

1. Menos gastos

É um modelo interessante para quem está começando um comércio virtual e não possui muita verba disponível. Como não exige investimento inicial com estoque de produtos, nem local para armazenamento e você não cuida da embalagem e entrega, é possível começar um negócio nessa área com menos dinheiro (comparado ao modelo de negócio tradicional). Além disso, o risco é zero de ter estoque parado, porque não há compra antes da venda.

2. Flexibilidade

Como sua empresa não exige ter fisicamente os produtos, tem a comodidade de você poder trabalhar quando e de onde quiser – esse processo é facilitado. É preciso acompanhar os números para gerar as vendas e, após a compra, você terá que controlar apenas a entrega. Tudo isso são ações que podem ser realizadas de forma online.

3. Variedade de produtos

Seu e-commerce será como uma vitrine, onde haverá diversos produtos expostos. Como não se lida com estoque, é possível oferecer um maior catálogo de produtos para o cliente e ir adaptando-o conforme a necessidade. Assim, você pode realizar testes para ver o que vende mais e ir mudando seu catálogo para atrair mais clientes.

Dicas

Para iniciar sua loja, você primeiro seleciona os produtos dos seus fornecedores parceiros que serão enviados via dropshipping. Mas como fazer essa seleção? Você pode optar por escolher alguns produtos temporais, que estejam em alta no momento, por exemplo, comercializar roupas de banho no (ou antes do) verão.

Esteja sempre em contato com seus clientes para saber os feedbacks. Pergunte sobre a loja, os produtos, se eles se interessam por determinados produtos (antes de serem lançados), enfim, esteja consciente dos pensamentos de sua clientela.

Outra dica muito importante, é saber como regulamentar essa atividade: abrir uma microempresa na categoria de “atividade de intermediação de negócios”, para possuir um CNPJ e, assim, pagar os impostos devidos para seu negócio dropshipping funcionar de forma legal. Seja transparente quanto aos impostos e possíveis tributações.

Conclusão

O artigo tem o propósito de ajudar a tirar seu negócio do papel – ou ajudar a impulsioná-lo. Procure parceiros, estruture sua loja, invista em uma plataforma de e-commerce profissional que ofereça boa experiência, em um atendimento ao cliente humanizado e em estratégias de marketing. Isso não garante o sucesso da loja, mas é o caminho para conquistá-lo.

Fonte: https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/conheca-o-dropshipping/

Compartilhe nas Redes Sociais!
17 de dezembro de 2018
Voltar para Blog