Home Como o RH pode direcionar o uso de IA e ChatGPT?

Como o RH pode direcionar o uso de IA e ChatGPT?

A forma como as companhias utilizam a IA e o ChatGPT pode transformar a rotina de líderes e colaboradores.

À medida em que a Inteligência Artificial cresce, é preciso que seus usuários estejam atentos as melhores práticas para extrair o máximo da tecnologia, sem que haja complicações futuras. Uma pesquisa feita pela Deloitte mostrou que 70% das empresas entrevistadas pretendem investir em IA em 2023.

Quando falamos da utilização da IA e do ChatGPT no mundo corporativo, quem fica responsável por direcionar seu uso e suas diretrizes? O setor de RH tem papel fundamental no treinamento dos colaboradores, para que eles possam usar a Inteligência Artificial generativa de forma produtiva, precisa e ética. Saiba por onde começar:

Ensine a escrever boas instruções


Formular perguntas com clareza é fundamental para que a IA reúna informações de qualidade e organize-as do jeito que o colaborador deseja. Oriente suas equipes a especificarem temas, número de palavras, para quem quer falar, qual tom de texto utilizar, se é preciso ou não ter subtítulos e/ou exemplos para melhor entendimento do receptor.

Oriente para a verificação do trabalho feito pela IA


Mesmo com boas instruções, é possível que a IA generativa extrapole em algumas informações, podendo apresentá-las como se fossem realmente factuais. Por isso, é importante sempre checar os dados fornecidos pela tecnologia para garantir a veracidade dos materiais a serem utilizados.

Instrua sobre como se proteger contra preconceitos


Os algoritmos que impulsionam a Inteligência Artificial são construídos por humanos. Por este motivo, é de extrema importância que seus usuários procurem sinais de parcialidade nos resultados obtidos com o intuito de “calibrar” a ferramenta para que ela saiba reconhecer quais informações são relevantes, e o mais importante: indicar os conteúdos que devem considerar éticos e legais perante a lei.

Com dados de qualidade e pessoas bem treinadas, as organizações podem obter inúmeros benefícios ao utilizar a IA generativa, tais como: melhorias no atendimento ao cliente, otimização de tempo, decisões mais assertivas e muito mais! Sua empresa está pronta para o futuro? Conheça as soluções da SAP que possuem Inteligência Artificial e saiba como elas podem ajudar sua organização a prosperar.

Fonte: www.news.sap.com

Compartilhe nas Redes Sociais!
26 de setembro de 2023