Como o Coronavírus influencia o mercado financeiro

Como o Coronavírus influencia o mercado financeiro

Empresas do setor financeiro oferecem renegociação do vencimento de dívidas e ampliam serviços digitais para facilitar a vida de clientes e manter o mercado em atividade

Soluções digitais estão se apresentando como grandes alternativas para manter a movimentação financeira sem que as pessoas desrespeitem o isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus. Outras ações também estão sendo tomadas para que o mercado financeiro mantenha suas atividades e para ajudar a população.

Prorrogação do pagamento de dívidas

Instituições bancárias se dispuseram a negociar a prorrogação dos prazos de vencimento de dívidas de clientes pessoa física e de micro e pequenas empresas em até 60 dias, com o objetivo de continuar estimulando a economia e ajudando a conter efeitos causados pela baixa demanda de emprego e renda durante o período de isolamento social. A solução é parte da iniciativa tomada por cinco grandes instituições que atuam no Brasil e foi divulgada em março pela Federação Brasileira dos Bancos.

E-commerce cresce no Brasil

A Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou, no início de abril, números que representam o crescimento nas vendas online durante os meses de fevereiro e março de 2020, quando as medidas de isolamento social começaram a ser tomadas. As informações mostram que as vendas de bens de consumo aumentaram 100% no comércio online.

Em comparação com o mesmo período de 2019, constatou-se um aumento de 83% no consumo online de serviços de Beleza e Perfumaria, 111% na área da saúde e 80% na compra online em supermercados.

Os números mostram uma mudança no comportamento do consumidor, que está optando por transações digitais para compra de produtos durante o período de isolamento. Antes, a expectativa de crescimento para o e-commerce era de 18% neste ano, de acordo com a ABComm. Agora, as chances de mais clientes optarem por soluções digitais no futuro pode ser ainda maior.

Crescimento de transações financeiras digitais

Já havia uma tendência de crescimento para a realização de transações financeiras por meios digitais, especialmente pelos aplicativos de celular, por conta da comodidade e segurança que tais serviços oferecem aos clientes. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, os investimentos no setor de Tecnologia da Informação estão entre as prioridades das instituições financeiras, chegando aos R$ 20 bilhões e inclui gastos com segurança do acesso, de dados e a consequente ampliação da oferta de serviços online.

Usuários têm dado preferência aos serviços digitais para realizar pagamentos e investimentos, transferir dinheiro e fazer recargas e compras. Essa tendência pode se manter mesmo após o controle da pandemia, acelerando o progresso do mercado de serviços digitais.

Nesse caminho, cabe às empresas de serviços financeiros buscarem soluções para melhorar a experiência do consumidor no uso das ferramentas disponíveis, oferecendo uma comunicação fácil e intuitiva, para que ele possa receber orientações precisas sobre como gerir sua situação financeira nesse momento, além de facilitar o acesso a informações que antes ele só poderia obter presencialmente, automatizando mais opções de serviços.

O desafio do mercado financeiro nesse momento é manter a colaboração com a sociedade e desenvolver soluções para que seus clientes, sejam eles pessoas físicas, trabalhadores autônomos, micro e pequenas empresas, possam se sentir mais tranquilos e seguros para a retomada das atividades.

 

Fonte: News SAP

Compartilhe nas Redes Sociais!
8 de maio de 2020
Voltar para Blog