Home Como garantir uma gestão eficiente de commodities agrícolas?

Como garantir uma gestão eficiente de commodities agrícolas?

Administrar um negócio agro não é tarefa simples, afinal, requer um controle minucioso de todas as etapas que envolvem o processo produtivo, do plantio à comercialização. Com isso em mente, cabe destacar a importância do uso de tecnologias que intensifiquem a gestão eficiente, bem como a otimização de resultados para empreendimentos, em especial, de commodities agrícolas.


Atualmente, o mercado conta com soluções tecnológicas especializadas para este setor e que oferecem uma série de vantagens para as empresas. Entre elas, destacam-se a obtenção de informações completas sobre todas as fases da cadeia produtiva; agilidade para identificação de processos que requerem melhorias; apontamento de atividades que geram maiores lucros e produtividade para oportunidades de investimento; análises de prazos de produção conforme demanda e, ainda, racionamento de matérias-primas.

Desta forma, fica evidente que a gestão eficiente das commodities agrícolas tem impacto direto na receita e nas despesas das companhias. Diante deste contexto, a tecnologia atua em benefício dessa atividade, sendo capaz de driblar questões delicadas, como crises econômicas e sazonais que afetam diretamente os negócios deste segmento.

Superando os desafios da gestão de commodities agrícolas

O mercado agro tem se mostrado cada vez mais “tech”. Em razão disso, as organizações que utilizam tecnologia para suportar de forma inteligente os seus processos se destacam, não apenas no mercado interno, mas a nível global.

Entretanto, um projeto de tecnologia envolvendo a principal atividade da empresa tem o seu risco potencializado. Desta forma, é necessário escolher a solução adequada e ser rigoroso com relação a sua metodologia de implementação, eliminando assim estes riscos.

Nesse sentido, o mercado já disponibiliza soluções capazes de atuar de ponta a ponta na cadeia de processos de commodities agrícolas, como a SAP Agricultural Contract Management (SAP ACM) e a SAP Commodity Risk Management (SAP CM RISK).

Tais soluções foram desenvolvidas para executar operações complexas, oferecendo posição em tempo real e clareza para uma visão ampla e detalhada sobre o portfólio de commodities agrícolas das empresas. Há também recursos complementares a estes softwares, que permitem maior flexibilidade com relação às diferentes demandas do agronegócio.

A implementação dos sistemas  SAP se dá por instalações e configurações de novos componentes específicos para o tratamento dos processos de gestão de commodities e é baseada nas tradicionais fases da metodologia SAP de gestão eficiente de projetos.

A maioria dos planos de implementação começam com a revisão da originação e comercialização, seguidos pelos processos de gestão de risco cambial e de preços das commodities. Por isso, é fundamental que as áreas comerciais e de vendas das empresas estejam em sinergia nesse momento.

Para garantir uma implantação de sucesso, é importante ressaltar a importância da participação de uma empresa especialista em tecnologias voltadas ao setor agrícola no processo de implementação, uma vez que podem desempenhar um papel de aceleradores para um projeto objetivo e que agregue custo-benefício aos negócios.

A AdopTI é um dos parceiros SAP referência neste nicho de mercado e está pronta para apoiar às empresas na modelagem de processos e na identificação de ganhos e escala de produtividade, além de suportar e manter as soluções SAP já implementadas.

 

Quer saber mais sobre como a AdopTI pode maximizar o seu negócio com uma gestão eficiente de commodities agrícolas? Clique no link e conheça nossas soluções!

Rodrigo Guimarães é especialista SAP em Gestão de Riscos de Commodities na AdopTI.


 


 


 

Compartilhe nas Redes Sociais!
11 de março de 2022