Fórum Econômico Mundial: como as megatendências mudarão o futuro da humanidade

Fórum Econômico Mundial: como as megatendências mudarão o futuro da humanidade

 

As tendências para o futuro das sociedades são um alerta às organizações e governos para que direcionem suas ações adotando políticas sustentáveis e eficientes.

 O Fórum Mundial Econômico é um evento de extrema importância. Nele, se reúnem líderes do mundo inteiro, entre empresários de grandes empresas e autoridades públicas de diversos países do mundo, para debater temas que definirão as perspectivas para o futuro da humanidade.

São tendências para o futuro da economia, da política, do meio ambiente e da sociedade. Durante o Fórum de 2012, o governo dos Estados Unidos divulgou o relatório Tendências Globais 2030: Mundos Alternativos. O conteúdo oferece previsões sobre o mundo nas próximas décadas, entre elas quatro megatendências que criarão maior impacto na sociedade, governo, saúde e recursos nos próximos anos.

 

 

Veja quais são elas:

Novas potências mundiais

Já vemos os efeitos do crescimento da China nos últimos anos e, de acordo com o relatório, sua economia poderá superar a dos Estados Unidos. Outros países da Ásia também passarão pelo desenvolvimento, tornando-se potências mundiais. Além disso, a saúde da economia global estará ligada ao bem que o mundo em desenvolvimento faz, mantendo uma conexão maior com dados e recursos.

Mudanças no padrão demográfico

A queda na fertilidade, o envelhecimento da população e a urbanização mudará vida das pessoas nas próximas décadas. Uma mudança no padrão de vida das sociedades também é prevista já que a vida estará mais focada na cidade, mas a tendência ao envelhecimento poderá diminuir a velocidade das atividades.

Indivíduos mais capacitados

Para os americanos, instituições que contribuem com o combate à pobreza ajudarão ainda mais pessoas a deixar essa situação, formando indivíduos mais capacitados que movimentarão a economia.

Cresce demanda por recursos básicos

A classe média poderá aumentar e, com ela, as demandas por água, energia e alimentos também crescerão. As mudanças climáticas poderão intensificar as chuvas em regiões onde elas são recorrentes e também extremar a seca em áreas como o norte da África e o sudeste dos EUA. As formas renováveis são os recursos que podem ajudar a sociedade a passar por esses períodos.

Diante deste novo cenário, que já está em mudança, como as empresas podem se preparar? Adotar práticas sustentáveis deve ser prioridade para o tempo presente, pensando que devemos acumular e preservar recursos naturais e ainda atender a demanda por alimentos.

A relação entre agronegócio e tecnologia deve ser cada vez mais próxima. Ferramentas como as que a SAP oferece para a gestão da produção agrícola podem ajudar a evitar desperdícios ao possibilitarem um controle maior da cadeia de suprimentos.

O uso de softwares para o gerenciamento do trabalho nas lavouras também permite calcular riscos e negociações, além do compartilhamento de dados com parceiros. Recursos que, para esse futuro que está tão perto, serão essenciais.

Durante o Fórum Econômico Mundial deste ano, a pesquisa “Globalização 4.0: A Experiência Humana” da SAP, em parceria com a Qualtrics, foi mencionada pelo presidente do evento. O estudo definiu as perspectivas sobre o impacto da tecnologia na relação de confiança entre empresas e consumidores. Ainda nesse sentido, Bill McDermott, CEO da SAP, em evento organizado para mais de 40 CEOs do mercado, fomentou a importância de as empresas traçarem estratégias mais humanas com o intuito de reconstruir a relação de confiança na era digital.

Levar eficiência para o trabalho das empresas em diferentes segmentos através de soluções tecnológicas personalizadas permite o controle das informações e de todos os processos.

Fonte: https://news.sap.com/brazil/2019/02/forum-economico-mundial-como-as-megatendencias-mudarao-o-futuro-da-humanidade/

6 de março de 2019
Voltar para Blog