Como a tecnologia inteligente impulsiona a logística sustentável.

Como a tecnologia inteligente impulsiona a logística sustentável.

Inteligência Artificial e softwares de conectividade em tempo real prometem um futuro mais sustentável e rentável.

A obrigatoriedade do isolamento social e o fechamento de lojas físicas por tempo indeterminado em todo o mundo em consequência da pandemia da COVID-19 aceleraram o ritmo das vendas online – até mesmo os consumidores e os comércios que não eram praticantes tiveram suas primeiras experiências no mundo do e-commerce.

Uma pesquisa feita pela Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce no país, revelou que as compras online bateram recorde em 2021 – totalizando mais de R$ 161 bilhões. Neste mesmo período, o número de pedidos cresceu 16,9%, totalizando mais de 353 milhões de entregas. Os dados comprovam que o varejo online é uma tendência duradoura e crescente. Por este motivo, uma logística de entrega mais eficiente e sustentável tornou-se cada vez mais urgente.

As mudanças de hábito e de consumo impulsionaram um novo comportamento dos consumidores: agora, eles esperam estar envolvidos em cada etapa do percurso de suas mercadorias. Para fidelizar esses clientes, é preciso conhecer e satisfazer algumas exigências:

Entrega rápida: uma pesquisa realizada em 2020 aponta que os clientes não apenas se interessam mais por entregas rápidas, como 65% deles estavam dispostos a pagar mais por isso. Uma logística responsiva e sustentável pode ser decisiva na hora de transformar um lead em consumidor final.

Experiência omnichannel: os clientes desejam uma experiência integrada e personalizada, na qual seja possível acompanhar suas encomendas ao longo do trajeto e até se comunicar com o entregador em tempo real.

Comércio eletrônico mais flexível: lojas menos engessadas, que invistam em tecnologias que permitam que o cliente possa experimentar antes de comprar, evitando devoluções, ganham destaque.

Conscientes das preferências dos consumidores, cabe às empresas otimizarem seus processos com o intuito de investir em uma logística sustentável e veículos de entrega alternativos. A Inteligência Artificial tornou possível a implementação de soluções alternativas de administração e entrega que impulsionam a logística sustentável a partir de:

Veículos elétricos: uma das preocupações é a durabilidade dos veículos, já que ainda hoje a maioria dos veículos elétricos são pequenos. No entanto, com o avanço tecnológico, já estão sendo desenvolvidos veículos elétricos de maiores dimensões, capazes de suportar grandes volumes de entregas e ajudam a diminuir as emissões de CO2.

Melhores opções de carregamento: softwares com foco em logística inteligente ajudam a programar as rotas apropriadas para o carregamento do VE, ligando os condutores e sua localização à infraestrutura de carregamento VE em tempo real.

Veículos de micromobilidade: os serviços de entrega realizados por e-bikes ou scooters são, geralmente, os de entrega de alimentos, seja por mercearias ou restaurantes. Com a IA, é possível assegurar que os condutores estejam ligados, por exemplo, à interface com o cliente em tempo real.

Drones e frotas autônomas: em breve, à medida em que os desafios de segurança e rastreio forem sendo resolvidos, os drones serão mais utilizados nas entregas.

O aumento da concorrência e a preferência por empresas mais flexíveis e sustentáveis contribuem para um futuro desafiador para aqueles que ainda não investem em tecnologias inteligentes, capazes de fornecer um cenário mais sustentável para o mundo e para a rentabilidade das organizações.

Inicie a transformação digital da logística da sua companhia! Conheça as soluções da SAP com foco no setor.

Fonte: www.news.sap.com

Compartilhe nas Redes Sociais!
13 de abril de 2022
Voltar para Blog