Home Como a resiliência empresarial ajudou empresas em crescimento a passarem pela crise.

Como a resiliência empresarial ajudou empresas em crescimento a passarem pela crise.

Durante o período de pandemia, empresas em crescimento viram a necessidade de reinventar suas estratégias de negócios para seguirem operando sem grandes prejuízos.

O que é resiliência? Na psicologia, resiliência significa resistência ao choque ou capacidade de enfrentar e superar adversidades. Dentro das empresas, é a capacidade de uma organização de antecipar, preparar, responder e adaptar-se a mudanças bruscas a fim de sobreviver e prosperar.

Durante a pandemia, pequenos e médios negócios tiveram que ser resilientes para sobreviver. O SAP NOW Brasil deste ano abordará as estratégias utilizadas por essas empresas que, além de superarem a crise, saíram dela ainda mais fortes.

Veja abaixo 4 maneiras de como a resiliência empresarial ajudou as empresas em crescimento a evitarem o colapso:

Reestruturação agilizada de processos

Rever, adaptar e transformar processos. Grandes líderes viram diante de seus olhos a necessidade de mudar. Mudar tudo. Como evitar que produções industriais fossem pausadas? Como realizar entregas de forma segura? Como receber insumos com fornecedores sem trabalhar? Desafios e obstáculos que foram superados porque empresas resilientes conseguem se reinventar rapidamente. E essa reinvenção só foi possível a partir da análise de dados, testes e monitoramento de resultados. Tecnologia é o que difere a maturidade e o sucesso de uma empresa, não importa o setor ou o tamanho.

Reestruturação agilizada financeira

Eliminação imediata de despesas não essenciais e consequentemente um investimento agressivo na recuperação. Com o apoio de soluções inteligentes, foi possível traçar planos de curto prazo para evitar problemas financeiros. Empresas que ainda realizavam processos manuais tiveram que abraçar e colocar em prática a transformação digital.

Atendimento aos clientes

Menos robótica e mais humana. Empresas desenvolveram centros de atendimento multicanais para oferecer aos seus clientes respostas mais ágeis, evitando transtornos desnecessários em tempos difíceis. Ao invés de uma comunicação unilateral, as marcas engajaram seus consumidores com mensagens personalizadas e interagiram em seus canais de preferência criando laços fortes e duradouros.

Bem-estar dos colaboradores

Líderes de HXM tiveram que tomar decisões sábias em relação aos seus colaboradores. Empatia e tecnologia foram fundamentais para apoiar os funcionários dentro dos escritórios e em suas casas. Ao mesmo tempo em que iniciativas foram tomadas para proteger a saúde de todos, novas ferramentas tecnológicas foram implementadas para que as tarefas pudessem ser realizadas em home office com a mesma qualidade, sem que a força de trabalho ficasse desmotivada. Departamentos de bem-estar também foram criados para dar suporte físico e emocional.

Dentro do portfólio da SAP existem soluções específicas e focadas nas especificidades das empresas em crescimento. Com elas, é possível unificar processos e dados, obtendo uma visão 360 do seu negócio para tomar melhores decisões.

Fonte: SAP

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27 de agosto de 2021