Internet Das Coisas no agronegócio: Como a IOT vem trazendo resultados para o produtor rural

Internet das coisas no agronegócio: Como a IOT vem trazendo resultados para o produtor rural

 

A todo momento, novas tecnologias chegam e fazem da nossa vida cada vez mais digital – imagine viver sem o celular hoje em dia.

Mas não é só em nossa vida pessoal que essas mudanças aconteceram. A transformação digital também já chegou ao campo, e a Internet das Coisas é uma das fortes responsáveis por isso.

São diversas tecnologias no campo que influenciam o dia a dia do produtor, principalmente:

  • ajudando na tomada de decisões
  • aumentando a produtividade
  • diminuindo os riscos na produção
  • concentrando e organizando as informações

Mesmo assim, ainda existem pessoas que não acreditam na presença da tecnologia na vida do produtor rural. Para essas pessoas os números provam o contrário. Segundo uma pesquisa do Sebrae, em 2017, 96% dos produtores rurais já usam telefones celulares, e uma parte considerável já tem acesso a smartphones.

Sabendo da importância e da realidade da internet das coisas no agronegócio, preparamos este post para quem sabe o valor de ficar antenado nas mudanças.

 

IoT no Agronegocio

 

O que é IoT (Internet das Coisas)

Internet das Coisas, ou IoT (do termo em inglês, “Internet of Things”), pode ser descrito como a comunicação entre sensores, máquinas e aparelhos que termina no compartilhamento de dados entre os acessórios e na tomada das melhores decisões para o usuário.

A ideia da IoT, então, é unir as informações de tudo que está acontecendo em um determinado momento e tomar providências para que as melhores ações possam ser feitas.

Uma janela que consegue ter acesso à previsão do tempo e fechar sozinha em caso de chuva é um exemplo de internet das coisas. Assim como a indicação de rotas menos congestionadas para um motorista em trânsito.

Como a IoT se aplica no campo

Na vida no campo a IoT também está presente, sendo diversas as opções para o produtor.

Na parte de sistemas para irrigação, por exemplo, os sensores meteorológicos podem fornecer informações sobre as previsões do tempo.

Algumas soluções de IoT conseguem também fazer com que o produtor tenha acesso às informações em tempo real sobre toda a lavoura, facilitando a hora da tomada de decisão e o uso da agricultura de precisão.

Com as informações sobre o cálculo do NDVI, geralmente feito por satélite, o agricultor pode trabalhar com a pulverização localizada e com uma fácil localização de ervas daninhas.

Fonte: https://blog.strider.ag/internet-das-coisas-agronegocio-como-iot-vem-trazendo-resultados/

Compartilhe nas Redes Sociais!
17 de julho de 2019
Voltar para Blog