Por Edson Teruki
Tendo em vista as constantes mudanças climáticas e a escassez de recursos naturais, investir em iniciativas que corroborem para preservação do meio ambiente tem sido uma grande prioridade no universo corporativo. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 60% das companhias contam com uma área dedicada exclusivamente para a redução de impactos ambientais. Neste sentido, soluções tecnológicas como as ferramentas de gestão, desempenham papel crucial para promover ainda mais a sustentabilidade nas empresas.
As ferramentas ERP, através de um sistema integrado em nuvem, permitem o controle total de todas as áreas da companhia. A presença de dados consistentes, íntegros e auditáveis, implica diretamente para a melhor tomada de decisões em ações revertidas para agregar os melhores resultados ao negócio. No âmbito sustentável, as tecnologias vão de encontro com as atuais exigências da sociedade, direcionadas ao cuidado do planeta e as temáticas da agenda ESG (Governança ambiental, social e corporativa).
Os benefícios das ferramentas SAP para a aplicação de práticas ESG nas empresas
O ESG é um modelo econômico que tem conquistado espaço significativo entre os líderes e gestores globais, com o objetivo de manter uma longevidade empresarial não apenas baseada no lucro imediato, mas, sim, em causar uma reflexão sobre o planeta, consumidores, colaboradores e recursos naturais.
Desta forma, esta é uma estratégia que deve ser definida a longo prazo para obter ganhos significativos e satisfatórios. E, diante deste cenário, as soluções SAP atuam em todas as frentes do ESG, fornecendo dados precisos nos âmbitos ambiental, social e de governança ao apresentarem uma visão holística do funcionamento integral de uma instituição, fornecendo insumos ricos para a definição de metas visando um planejamento ecológico.
O catálogo de soluções SAP voltadas especialmente para a sustentabilidade é extenso. Entre elas estão: SAP SCT (Sustainable Control Tower), SAP EHS-EM (EHS Environment Management), SAP PFM (Product Footprint Management) e SAP RDP (Responsible Design and Production). Cada uma fornece informações precisas que ajudam a mapear as principais necessidades internas e externas das empresas, tornando-as inteligentes e sustentáveis.
Entre as prioridades relacionadas à preservação ambiental pela SAP Brasil, está a redução de carbono, conforme apontam dados do relatório de sustentabilidade divulgado pela companhia em 2021. O levantamento indica que por meio do programa Carbon Free, a empresa compensou as emissões de carbono de toda sua frota de veículos com a neutralização de mais de 693 toneladas de gás e o plantio de 4.992 mudas de árvores, além de ter como meta tornar as operações livres de CO₂ até 2023.
Baseado neste objetivo, as ferramentas EHS e SAP SCT, por exemplo, contam com insumos consolidados para que líderes empresariais possam analisar as melhores alternativas para mitigar os efeitos dos gases poluentes. Além disso, o SAP SCT fortalece a jornada de transformação digital das empresas por meio de indicadores financeiros, ambientais, sociais e de governança, para que assim, elas possam analisar o impacto global em suas operações.
Outro grande diferencial das soluções SAP é que as mesmas abrangem todos os setores da economia. Para se ter uma ideia, em média, mais de 77% das transações de empresas globais passam por um sistema SAP, o que contribui para o desenvolvimento de uma economia circular e gestão de carbono.
No entanto, embora ela seja uma tecnologia benéfica para todos, o segmento de agronegócio apresenta uma maturidade maior na adoção da tecnologia em comparação a outros setores da indústria. Por meio da solução, o produtor rural tem em mãos o mapeamento completo do trabalho, desde o planejamento do plantio, passando pela colheita, até a distribuição do produto.
Como a AdopTI contribui para a sustentabilidade nas empresas
Em decorrência das atuais demandas sociais e do mercado, é notório que as empresas que não apostam em sustentabilidade tendem a ficar para trás. Por isso, adotar iniciativas ecologicamente corretas é uma premissa básica que afeta diretamente o sucesso e a competitividade dos negócios. Desta forma, cada vez mais investidores e consumidores buscam por soluções que não prejudiquem o meio-ambiente e promovam a igualdade.
A partir disso, para que as companhias tenham controle sobre o seu papel para conservação ambiental, bem como as necessidades globais, é preciso contar com informações sólidas e uma boa gestão. Quer saber como a AdopTI pode ajudar a incluir mais sustentabilidade em sua companhia? Entre em contato conosco e conheça as soluções SAP que podem ajudar na adoção de práticas ESG.
Edson Teruki é Arquiteto de Soluções de Desenvolvimento de Negócios da AdopTI.