Por Diego Merij
Realizar uma gestão eficiente dos processos é imprescindível para que uma empresa alcance suas metas e tenha sucesso nos negócios. Com o avanço da digitalização nos últimos anos, a automatização e novas ferramentas tecnológicas foram adotadas por muitas companhias e, ao contrário do que muitos pensam, evoluir tecnologicamente não consiste apenas em descartar os processos existentes e desenvolver outros novos, mas sim em aproveitar o que já está em prática para lapidar e ganhar ainda mais produtividade nos processos.
Nesse sentido, os sistemas de gestão operacional tornaram-se cada vez mais estratégicos, uma vez que contribuem para o mapeamento, organização e gerenciamento dos processos dentro das organizações que buscam impulsionar sua jornada de evolução digital, promovendo maior segurança e confiabilidade nas operações.
De acordo com um levantamento realizado pela Euax, 97% das organizações utilizam a gestão de processos com o objetivo de melhorar sua performance. Além disso, uma pesquisa da ABPMP (Association Of Business Process Management Professionals International) aponta os principais motivos do uso da gestão de processos nas companhias: 67% das empresas notam uma melhoria da produtividade e a percepção de valor pelos clientes, 58% buscam a eficiência produtiva e 41% visam otimizar a qualidade de seus produtos.
Neste contexto, contar com um software que permite gerir diferentes tarefas, processos e informações que são operacionalizadas dentro de uma empresa, garante não apenas a automatização de processos operacionais, mas também a conexão de diferentes setores dentro da organização, por meio de uma visão mais ampla e consistente dos processos empresariais como um todo. Além disso, a adoção deste tipo de recurso tecnológico proporciona ganhos de compliance e integridade dos dados, uma vez que as informações sobre as operações são armazenadas, organizadas e disponibilizadas de forma segura e confiável.
É importante ressaltar que as ferramentas de gestão são responsáveis por auxiliar na coleta de informações e na transformação das mesmas em algum tipo de ação, especialmente no que tange o gerenciamento dos processos. Afinal, uma empresa que não possui informações embasadas dentro de um sistema pode encarar uma ilusão operacional, ao considerar um processo eficiente, quando na verdade ele não é, ou vice-versa.
Desta forma, através de uma visão ambientada na totalidade operacional, é possível analisar os processos de maneira mais assertiva, atender a todas as demandas e gerar o resultado necessário, com uma visão de custo, produtividade e rentabilidade.
É preciso, porém, estar atento a um importante detalhe: muitas empresas realizam toda a estruturação de seus negócios baseadas na ferramenta de gestão que elas possuem. Este não é o caminho ideal, uma vez que pode acontecer de determinada companhia contar com um sistema enfraquecido. Neste caso, a organização terá toda a sua estrutura de negócio desequilibrada. É necessário, portanto, que seja estabelecida uma estratégia baseada na excelência do negócio, que por consequência, deverá contar com uma ferramenta ou solução tecnológica de gestão para suportar tal estrutura de negócio.
Ademais, a principal ruptura nesta jornada é entender que ao contar com uma estrutura bem definida, nem sempre será preciso uma mudança de software de gestão, mas simplesmente uma otimização do sistema que já atua nos processos da empresa. Assim, a maneira mais segura e eficiente de implementar um sistema de gestão operacional em uma organização é realizando um mapeamento de seus processos e avaliando quais são suas reais necessidades.
Apenas após esta análise, é o momento de considerar a otimização ou desenvolvimento de uma ferramenta de gestão, para que haja um conhecimento prévio e gerenciamento dos processos, permitindo que as operações ocorram com maior fluidez, uma vez que é importante que inicialmente sejam estruturados os processos, inclusive nas empresas que ainda não os tiverem, para depois pensar no sistema de gestão.
Existem, atualmente, diversas tecnologias voltadas ao gerenciamento de processos, que são capazes de potencializar os negócios empresariais. Porém, é preciso se atentar ao modelo mais adequado para cada necessidade, além de contar com especialistas experientes que conheçam não apenas a ferramenta, como também os objetivos de negócios da empresa a ser atendida.
A AdopTI oferece às companhias uma automatização e gestão dos processos com um único sistema totalmente escalável. Por meio do Standard do SAP, é possível amplificar os ganhos da estratégia de negócios e das ferramentas de gestão, promovendo a evolução necessária aos sistemas. Desta forma, torna-se viável realizar com maior assertividade uma integração entre os setores, mapeamento dos processos, além de uma gestão operacional mais fortalecida.
Quer saber como a AdopTI pode ajudar a potencializar a estratégia de negócios da sua empresa? Entre em contato e conheça as soluções SAP que podem auxiliar na gestão operacional dos seus processos empresariais.