Diversidade nas empresas: o papel das ferramentas de gestão para promover mais inclusão.

Diversidade nas empresas: o papel das ferramentas de gestão para promover mais inclusão.

Por Marcelo Cruz.

Investir em diversidade e inclusão (D&I) tornou-se uma das estratégias centrais para o desenvolvimento das companhias. Para 76% das organizações, esta é uma pauta prioritária, segundo dados da Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão, realizada pela PwC Brasil. De acordo com o relatório, as organizações esperam não apenas contribuir para o engajamento desse público, mas também obter ganhos estratégicos. Neste sentido, as ferramentas de gestão têm sido aliadas fundamentais para ampliar o fomento à diversidade nas empresas.

Através dos sistemas ERP, é possível ter controle de todas as áreas da empresa de modo integrado, o que implica diretamente para a tomada de decisões assertivas que irão corroborar para o melhor desempenho do negócio. Por meio da análise de informações coletadas pelas ferramentas de gestão, líderes e gestores têm em mãos indicadores relacionados não apenas à organização da companhia, como aspectos financeiros e operacionais, mas, também, para oportunidade e visibilidade de ações atreladas à diversidade, bem como demais questões inerentes ao processo de gestão e liderança de equipes.

O papel das ferramentas SAP para o gerenciamento de Recursos Humanos

As soluções SAP permitem que a área de Recursos Humanos das empresas possa avaliar as características dos colaboradores com relação aos cargos, salários, treinamentos necessários, entre outras exigências presentes nos escopos das companhias, e isto inclui os perfis de pessoas pertencentes a grupos minoritários, como LGBT+, negros, indígenas, mulheres, PCDs (pessoas com deficiência), etc.

Entre as ferramentas que atuam diretamente com este viés está o SAP SuccessFactors, sistema de gestão que realiza a automação de processos tradicionais, visando a capacitação da operação. Por meio da plataforma, é possível priorizar temáticas ainda mais estratégicas para a companhia, como diversidade, equidade e inclusão, além de questões atreladas ao bem-estar, à segurança e ao desenvolvimento de habilidades dos colaboradores.

O SAP SuccessFactors atua diretamente com pontos apresentados no GRI (Global Reporting Initiative), relatório que analisa os indicadores de iniciativas sustentáveis em empresas públicas e privadas. Entre eles estão o GRI 202.1 e o GRI 202.2, que avaliam a equidade salarial, a discriminação por gênero e a proporção de membros da diretoria contratados na comunidade local. Além disso, o GRI 405.2, que avalia a proporção de renumeração entre homens e mulheres, e o GRI 406.1, voltado para casos de discriminação e medidas corretivas utilizadas, também são fatores associados ao sistema.

É importante salientar que os dados coletados pelos sistemas SAP são transformados em relatórios eficientes e completos, que fornecem informações precisas para a garantia de ações de inclusão social mais assertivas. Desta forma, as companhias têm acesso a um panorama que auxilia, efetivamente, as comunidades nas quais estão inseridas.

Outro grande destaque das soluções SAP, no que diz respeito ao investimento em D&I e sustentabilidade, é o fato dos relatórios fornecidos pela plataforma seguirem um formato específico exigido por organizações mundiais. Estes documentos são enviados automaticamente e sem interferência humana. Isto permite que as companhias priorizem não apenas métricas financeiras e processuais, mas que evidenciem, também, um consumo mais consciente, considerando toda a cadeia de suprimentos e as pessoas que atuam neste setor.

Como as ferramentas SAP contribuem para o ESG nas empresas

Entre as questões que envolvem o fomento à diversidade nas empresas, o termo ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa) aparece com frequência no centro de discussões das organizações, sobretudo com foco em sustentabilidade. Dados do relatório “Sustentabilidade na Agenda dos Líderes Latino-Americanos”, divulgado pela SAP, em 2021, revelam que as companhias da América Latina apresentaram um crescimento acelerado da adoção de estratégias ESG. A pesquisa aponta ainda que o Brasil está à frente, uma vez que 68% das organizações já contam com ações nesta vertente.

Embora este cenário tenha um futuro cada vez mais promissor no país, ainda há muito o que ser feito para que as companhias tenham mais maturidade no que tange estas questões.

Para isso, o uso de ferramentas tecnológicas pode ser decisivo para otimizar esses processos. Neste sentido, os sistemas de gestão SAP funcionam como facilitadores ao agilizarem decisões que contribuam para uma organização mais diversa, além de realizar a medição em tempo real dos resultados destas iniciativas, para que, assim, seja construída uma cultura mais inclusiva nas empresas.

Outro fator de atenção entre as práticas ESG está a saúde mental dos colaboradores. Neste cenário, é preciso acompanhar de perto as equipes para garantir total bem-estar, que resultará em maior engajamento, retenção de talentos e, consequentemente, maiores retornos positivos para a empresa. Assim, o uso da tecnologia pode ajudar a monitorar o nível de satisfação dos funcionários através de pesquisas e coletas de dados.

Como a AdopTI atua para fomentar a diversidade nas empresas

É notório que, para que as companhias possam seguir cada vez mais comprometidas com a redução da desigualdade social e com a ampliação da diversidade e inclusão (D&I), a tecnologia faz-se indispensável. Por isso, estar alinhado com os mais inovadores sistemas de gestão coloca as empresas em um nível de maturidade maior, tornando-as mais competitivas.

Tudo isso, atrelado a um olhar atento às atuais necessidades sociais, implica diretamente para mais longevidade e desenvolvimento dos negócios. Para ajudar a tornar as companhias mais modernas e engajadas, a AdopTI conta com um portfólio completo de soluções SAP, que podem transformar a rotina das empresas, auxiliando-as na otimização de processos, integração de dados e produtividade.

Desta forma, por meio de um sistema otimizado em nuvem, as companhias de diferentes segmentos podem mapear de modo integral as necessidades internas e externas para promover ações inclusivas. Este cenário contribui para otimizar o ambiente corporativo, além de proporcionar maior inovação e comprometimento das equipes, o que fará com que a empresa tenha, também, maior retorno sobre investimento.

Quer saber como a AdopTI pode ajudar a incluir mais diversidade em sua companhia? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Marcelo Cruz é Sales Representative da AdopTI.

Compartilhe nas Redes Sociais!
4 de janeiro de 2023
Voltar para Blog