Agro 5.0: o papel da tecnologia para transformar o futuro do agronegócio.

Agro 5.0: o papel da tecnologia para transformar o futuro do agronegócio.

Por Diego Merij

É notório que a adoção de novas soluções tem transformado significativamente o setor do agronegócio. Cada vez mais, é possível observar na rotina das fazendas brasileiras soluções de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML), Data Science, além de plataformas de gestão e maquinários altamente modernos. Agora, o Agro 5.0 promete revolucionar o futuro do agronegócio e apresentar novas dinâmicas na condução das ações no campo.

De acordo com relatório da 360 Research & Reports, o mercado global de agricultura digital deve crescer 183% em relação a 2019 e atingir o valor de US$ 8,33 bilhões em 2026. No entanto, embora muitos profissionais do campo já entendam a importância da aplicação de tecnologia, ainda há muito o que se fazer para fomentar essa cultura.

Analisando o atual cenário do setor, existe uma grande parcela de pequenos produtores que ainda não calculam o poder da inovação para apoiar o ganho de produtividade, e, consequentemente, gerar maior rentabilidade aos negócios. Por outro lado, ao observar médios e grandes produtores, já existe uma percepção mais clara sobre a necessidade de investimento em soluções inovadoras.

Neste contexto, apesar ainda da necessidade de evolução quanto à maturidade tecnológica nas fazendas, já é possível notar a aplicação de soluções integradas e que, em tempo real, geram uma série de informações que contribuem para a tomada de decisões. Desta forma, é preciso seguir incentivando o uso de softwares como IA e IoT (Internet das Coisas) para auxiliar na transformação desses dados, juntamente com um sistema ERP robusto, íntegro e versátil, como o SAP.

Os benefícios do Agro 5.0 para o futuro do agronegócio

A adoção do Agro 5.0 tem um caminho promissor no Brasil, começando pelos grandes players e empresas do mercado, para que depois possa conquistar espaço com produtos de médio e pequeno porte.  Assim, com o crescimento exponencial deste conceito, será possível promover a interação do segmento agrícola com a sociedade e toda sua cadeia integrada, impactando a comunidade como um todo, inclusive em aspectos políticos, sociais e ambientais. Para isto, é preciso que o produtor rural priorize, não somente sua propriedade, mas, também, todas as etapas que antecedem a produção até a chegada do produto na mesa do consumidor final.

Neste sentido, o conceito de Agro 5.0 chega para democratizar a tecnologia por meio de escala e baixo custo, além de provocar a evolução de capacidade tecnológica no setor de modo integrado em todo meio de produção, distribuição e fornecimento.  A inovação ainda contribui diretamente para geração de renda, provocando mais produtividade e lucratividade ao produtor com o menor impacto no ecossistema que estiver inserido.

Desta forma, o avanço da oferta de produtos mais competitivos e de qualidade também implica para a ampliação da segurança alimentar, além de colocar o Brasil em uma posição de destaque com perfil inovador, por conta da combinação deste avanço tecnológico e a grande capacidade produtiva natural do país.

O papel dos sistemas ERP para o agronegócio

Apesar da transformação digital no campo estar caminhando a passos largos no Brasil, há ainda barreiras a serem superadas para que esta realidade seja cada vez mais presente na rotina rural. Um dos principais desafios neste cenário é o aumento de conectividade nessas regiões e o alto custo de implementação destas novas tecnologias, em decorrência da escala de produção e a necessidade de mão de obra qualificada.

Para reduzir estes custos, é preciso aumentar a geração de conhecimento sobre o tema e de recursos humanos, para que assim haja uma sustentação completa da implantação de tecnologia. Além disso, o apoio de associações em cooperativas tecnológicas ou órgãos governamentais é fundamental para transformar a capacidade de adoção de tecnologias no segmento agrícola, bem como fomentar mais informações sobre a importância do tema.

Diante deste cenário, para tornar o futuro do agronegócio cada vez mais inovador, as soluções ERP, como o SAP/SHANA, cumprem papel de extrema relevância. Essas ferramentas contribuem para otimização de processos, principalmente, ao atuar como grande integrador de recursos físicos, financeiros e humanos da companhia a partir de uma visão voltada para produtividade e rentabilidade das operações.

A AdopTI conta com um portfólio completo de soluções SAP, com o propósito de aumentar a integração, produtividade e lucratividade das empresas, além de contribuir diretamente para a melhor tomada de decisão. Através de um sistema otimizado em nuvem, as companhias do segmento agrícola têm total autonomia e controle para gestão de negócios. Assim, este cenário contribui para o aumento de competitividade e atração de novas oportunidades que geram maior retorno financeiro.

Quer saber como a AdopTI pode ajudar a transformar seu negócio no campo? Entre em contato conosco!

Diego Merij é consultor especialista SAP na AdopTI.

Compartilhe nas Redes Sociais!
23 de dezembro de 2022
Voltar para Blog