5 perguntas para o especialista: a importância da tecnologia para a gestão agrícola.

5 perguntas para o especialista: a importância da tecnologia para a gestão agrícola.

Por Douglas Bini

Ter uma visão clara e estratégica é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. No setor agrícola, o cenário não é diferente. O investimento em ferramentas que apoiem o gerenciamento de fazendas e propriedades rurais é uma realidade que, pouco a pouco, tem ganhado espaço no segmento. Uma pesquisa realizada pela EMBRAPA em parceria com o SEBRAE, de 2020, revelou que 84,1% dos agricultores usam pelo menos uma ferramenta digital em seu processo produtivo e entre os principais objetivos do uso destas tecnologias a grande maioria com 66,1% destaca a obtenção de informações e planejamento das atividades da propriedade como prioridades. Para explicar o papel da tecnologia para a gestão agrícola e como isto pode ajudar a impulsionar os resultados no segmento, nosso Executivo de Negócios, Douglas Bini, respondeu algumas perguntas detalhando como os recursos de gerenciamento podem contribuir para a otimização e efetividade dos processos agrícolas. Confira:

1 – A inovação chegou no setor agrícola, e é possível notar a modernização de muitos processos que anteriormente eram manuais. Pode comentar um pouco mais sobre essa modernização no setor agrícola? Qual é a importância?

Antes víamos que o trabalho no segmento agrícola era muito manual. As informações relacionadas à gastos, colheita, estoque, quantidade de plantações, o que e quando foi plantado, eram registrados em anotações feitas em cadernos. Atualmente, com a mudança de gerações nas fazendas, este cenário está ficando para trás. A tecnologia tem ganhado força e ocupado um papel relevante nas zonas rurais. Assim, essas informações que ficavam armazenadas apenas no papel, agora ficam reunidas em sistemas de gestão, muitos deles em nuvem.

Para exemplificar essa realidade, imagine uma plantação que foi atingida por uma infestação de pragas. Hoje em dia, por meio de soluções inteligentes, é possível identificar, rapidamente, as melhores alternativas de tratamento, onde o prejuízo foi maior e a quantidade de produtos a ser aplicada. Desta forma, com o crescimento da transformação digital no campo, é possível realizar o mapeamento completo, de modo ágil e prático, das necessidades agrícolas e, assim, atingir melhores resultados competitivos no mercado.

2 – Dentro dessa modernização existem soluções que visam otimizar os processos do setor agrícola. Qual modelos de negócios podem se beneficiar dessas soluções de gestão?

As ferramentas de gestão podem ser aplicadas em qualquer modelo ne negócio ou área do segmento agrícola. Por meio das soluções de gestão, como o S/4HANA da SAP, por exemplo, é gerada uma enorme quantidade dados que, após o processamento em nuvem, gera insights precisos que são transformados em conhecimento para a melhor tomada de decisão. Sendo assim, desde o planejamento do que será produzido, até o momento de colheita e distribuição, tudo é concentrado em uma única plataforma e organizado de forma eficiente e assertiva.

3 – Como os sistemas de gestão agrícola impactam no processo de cultivo? Quais funcionalidades auxiliam diretamente no dia a dia do agricultor?

Com o apoio de uma tecnologia de gestão, o agricultor passa a ter uma visão clara desde o momento de prospecção de áreas, até o que deve ser realizado no cultivo. A partir do uso de dados, o agricultor tem a dimensão completa de qual produto e quanto plantar, tipos de solo, análise das últimas colheitas e, até mesmo, os atuais preços, projeções de mercado para determinado produto, como por exemplo, soja e milho, valores por hectares, etc. Isso faz com que o produtor rural tenha um discernimento estratégico de negócio, apostando realmente naquilo que vai trazer um alto retorno de investimento.

4 – As soluções reúnem todo o controle em um só lugar. Pode comentar um pouco mais sobre a importância de ter todo o controle de gestão em uma só plataforma?

Contar com todas as informações na palma da mão é, certamente, fundamental para estar em uma posição mais estratégica no mercado e com alto nível de competitividade. Com o auxílio do SAP S/4 HANA e, até mesmo, com o cruzamento de dados com outras soluções com o SAP BTP (Business Technology Platform), o gestor agrícola pode se precaver e estruturar todo o processo e etapas de serviço. A integração de dados promove uma visão completa, clara e objetiva de todas as etapas da gestão agrícola. Como já mencionado, tendo acesso a informações detalhadas sobre melhores opções de plantio e colheita, bem como saber previamente dados meteorológicos que podem impactar o cultivo, possíveis imprevistos, como por exemplo, no transporte de mercadorias.

5 – A AdopTI possui uma solução que visa otimizar vários processos no setor agrícola. Pode nos dar mais detalhes sobre essa solução? Pode citar os benefícios de utilizar a solução na gestão dos processos agrícolas?

A AdopTI segue investindo fortemente no aprimoramento de soluções que corroborem para o crescimento do setor de agronegócio. Oferecemos ao mercado soluções modernas e intuitivas que de maneira integrada reúne as principais informações para uma gestão agrícola completa, desde o planejamento até a colheita. Desta forma, apostar em soluções especialistas no gerenciamento dos negócios é fundamental para uma gestão agrícola otimizada e eficiente, além de garantir maior economia e agilidade nos processos.

Quer transformar seu negócio no campo por meio da tecnologia? Entre em contato conosco e saiba como podemos contribuir na otimização da sua gestão agrícola!

Douglas Bini de Paula é Executivo de Negócios da AdopTI, consultoria com portfólio exclusivo e especializado na plataforma de gestão empresarial SAP.

Compartilhe nas Redes Sociais!
19 de agosto de 2022
Voltar para Blog