Home Agricultura e tecnologia: soluções para otimização de processos e contribuição com a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

Agricultura e tecnologia: soluções para otimização de processos e contribuição com a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

 

Por Douglas BINI de Paula

Sem dúvidas, o agronegócio é um dos principais setores que impulsionam a economia no Brasil. A agricultura, por sua vez, tem função imprescindível dentro deste contexto e entendemos a necessidade de ressaltar o Dia da Agricultura, comemorado em 20 de março, bem como a importância deste segmento e o papel fundamental da união entre agricultura e tecnologia para o desenvolvimento econômico.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o agronegócio em 2020 foi responsável por 26,6% do Produto Interno Bruto, 48% das exportações e 22% dos empregos do país. Nesse sentido, existe ainda um aspecto importante dentro desse universo e que é responsável pela perenidade dos negócios – a agricultura ou dentro da porteira – que representa 26,2% do PIB do agronegócio.

Sem a agricultura, outros elos do agronegócio como as indústrias de insumos, agroindústrias e todo o time de serviços que permeiam esta cadeia, não existiriam. Por isso, este ramo representa uma atividade importante e desafiadora, onde somente o profissionalismo pode mitigar os riscos dessa enorme fábrica a céu aberto, que possui variáveis incontroláveis que podem ser prevenidas.

Olhando a diante, a agricultura promete grandes desafios para o mercado brasileiro. O controle do aumento expressivo dos custos de produção, que acarreta em preços mais altos de fertilizantes, defensivos, sementes e outros insumos; a redução do índice de desperdício de alimentos; e eventos climáticos extremos, que afetam diretamente a cadeia produtiva, são alguns exemplos.

Analisando o contexto em que a agricultura brasileira está inserida, sem dúvidas, uma das maiores oportunidades para o Brasil é o aumento no investimento em tecnologias para integrar toda cadeia do agronegócio, possibilitando o aumento de sustentabilidade, agilidade e segurança aos processos de logística para comercialização e distribuição de insumos, bem a otimização de processos de escoamento, armazenagem, industrialização e/ou comercialização da produção agrícola. Mas, para isso, agricultura e tecnologia precisam caminhar juntas.

Soluções que alinham agricultura e tecnologia tem papel essencial para o desenvolvimento do setor

Mesmo com uma menor parte do campo conectado, a agricultura digital já se tornou uma realidade no Brasil e reflete um conjunto de tecnologias que auxiliam o produtor nas atividades rurais, incluindo softwares como plataformas de gestão, Inteligência Artificial (IA), GPS, drones, satélites, sensores, dispositivos móveis, entre outras ferramentas capazes de coletar e analisar dados sobre a lavoura para viabilizar a automação e fornecer base para decisões estratégicas.

Softwares de gestão conectados à sensores, máquinas e equipamentos, por exemplo, permitem endereçar os novos desafios do campo para dentro dos processos de coleta, processamento, análise e integração da imensidão de dados gerados todos os dias: antes, dentro e depois da fazenda. Vale destacar que as inovações tecnológicas aplicadas à agricultura de baixo carbono, agricultura regenerativa, Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e agricultura vertical, assim como a expansão da bioeconomia, são um mar de oportunidades viáveis ao Brasil.

Entre os principais recursos tecnológicos presente no mercado do agronegócio e que está disponível no portfólio da AdopTI, está o SAP S/4HANA – a porta de entrada para a transformação digital do setor. Trata-se da plataforma de gestão de recursos empresariais fundamental para os gestores que atuam no mercado agro, pois além da otimização do planejamento de safra, a inovação permite total visibilidade das atividades que estão acontecendo no campo. Com isso, é possível que os especialistas executem uma avaliação precisa dos custos de produção e na granularidade necessária para poder identificar desvios e efetuar as devidas correções dentro das etapas do processo produtivo. Afinal, é vital para sobrevivência e perenidade do agronegócio obter a visibilidade de se produzir mais, melhor e de maneira sustentável, utilizando menos recursos.

Entre outras vantagens da implementação dessa tecnologia nas empresas, em especial às voltas para a agricultura, está o controle dos principais processos da organização, que quando integrados com aplicações especialistas para cada segmento, proporcionam uma gestão otimizada de sustentabilidade e ganhos na experiência de quem às utiliza.

Tais aplicações, quando suportadas por uma plataforma tecnológica, possibilita a conectividade de todos os elos da cadeia do agronegócio e o banco de dados SAP S/4HANA torna-se o motor propulsor de todo o processo, uma vez que garante visões analíticas em tempo real, devido a sua característica de armazenagem e rápido processamento de dados.

Atualmente, existem caminhos que podem facilitar o processo de implementação do sistema SAP S/4HANA em empresas do segmento. Entre eles, destacam-se, a escolha por uma consultoria qualificada, com certificações e expertise no portfólio de soluções SAP para realizar o processo, a definição bem planejada de cada etapa antes do início da implementação da tecnologia, e, ainda, o engajamento de todas as equipes da empresa. 

Quer saber mais sobre o papel da AdopTI no desenvolvimento do setor agrícola e como, juntas, a agricultura e a tecnologia podem transformar o agronegócio? Clique no link e venha realizar essa transformação conosco!

Douglas BINI de Paula é Executivo de Negócios da AdopTI

Compartilhe nas Redes Sociais!
21 de março de 2022