Home A transformação do setor de marketing com a Covid-19.

A transformação do setor de marketing com a Covid-19.

A pandemia transformou o mundo e forma como vivemos e trabalhamos. Grande parte – se não a maioria – dos setores enxergaram mudanças significativas em seus mercados e tiveram que se adaptar para criar conexões humanas e duradouras.

Assim como em muitas indústrias, o período de recessão e seus impactos ocasionou em diversas mudanças no setor de marketing. No “novo normal”, os profissionais da área tiveram que agir de forma mais ágil para responder a todo e qualquer tipo de situação, lidando diariamente com o imprevisível.

Com o home office, o uso constante de telas, aplicativos e outros canais de entretenimento, os marketeiros passaram a apostar em novas estratégias, que levassem em consideração o novo “estilo de vida” dos consumidores e, ainda, trouxesse inovação e personalização para cada um. Tudo o que foi trabalhado anteriormente teve que ser reformulado e adequado ao novo cenário.

Com isso, surgiram novas tendências que, ao que tudo indica, revolucionarão o mundo do marketing agora e nos próximos anos. Confira:

1- Metaverso

Em resumo, metaverso é o termo utilizado para indicar um mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais – uma espécie de espaço coletivo e virtual compartilhado. Durante o período de isolamento social, essa foi a alternativa que empresas e pessoas encontraram para continuarem interagindo entre si, seja para o trabalho ou para o lazer, o que possibilitou aos profissionais de marketing pensarem em campanhas que chamem a atenção em um mundo cada vez mais online.

2- Conexão humana

Empatia, cordialidade e personalização já estavam em evidência. Com a chegada da pandemia, essas emoções passaram a ser o diferencial das marcas favoritas no mercado. Com elas, a autenticidade e a responsabilidade social formaram um combo do que os consumidores mais procuram no momento de adquirir um produto ou serviço. A equipe de marketing que encontrar o equilíbrio entre a conexão humana e estratégias empresariais em suas abordagens, sem que soe “forçado ou “exagerado”, conquistará a fidelidade do público.

3- Influenciadores digitais

O uso das redes sociais tornou-se ainda mais frequente durante o período de isolamento. Com isso, os influenciadores digitais, que já estavam em ascensão, ganharam ainda mais reconhecimento e relevância, o que acendeu uma luz de atenção para as organizações. A confiança e a influência que essas pessoas possuem são capazes de movimentar e aumentar o relacionamento entre consumidores e marcas, ao mesmo tempo em que fazem isso de maneira “natural”, fora do tradicional corporativo que tanto incomodava anteriormente. Atualmente, se uma empresa quer se tornar conhecida e alcançar determinados públicos-alvo, é indispensável a contratação de um influencer. Essa tendência seguirá forte nos próximos anos.

Um dos principais aprendizados que o setor de marketing obteve neste período foi que os profissionais da área devem estar 100% atentos à todas as tendências e mudanças que ocorrem no cenário. Isso possibilitará que as organizações entendam melhor o mercado e, mais importante ainda, os desejos, as necessidades e os anseios dos consumidores. Neste propósito, a tecnologia é essencial! Visite o site da SAP e conheça as soluções inteligentes para o setor.

Fonte: news.sap.com

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7 de fevereiro de 2022