Home A importância de talentos neurodiversos.

A importância de talentos neurodiversos.

Talentos neurodiversos são essenciais para empresas que procuram foco, criatividade e diferentes linhas de pensamentos.

Um indivíduo pode ser parte de um grupo neurodivergente, ou neutotípico, mas você sabe o que isso significa? O primeiro é aquele que possui uma configuração neurológica atípica, como é o caso das pessoas com transtorno do espectro autista, bipolaridade, dispraxia e outros, diferente do segundo, que se configura de acordo com o que é considerado padrão. Segundo números do Ministério da Saúde, no Brasil existem 2 milhões de pessoas neurodiversas, contudo, se estivermos de acordo com a média mundial, somente 20% destas pessoas são ativas no mercado de trabalho. No geral, isso acontece principalmente em consequência da falta de conscientização e compreensão da neurodiversidade.

Com a falta de conhecimento, nascem os preconceitos e a falta de clareza sobre como talentos neurodiversos podem fortalecer a força de trabalho. Incentivar a neurodiversidade pode trazer diversos benefícios em termos de inovação e criatividade. Colaboradores com TDAH, por exemplo, costumam ter foco excepcional e facilidade na resolução de problemas, enquanto talentos autistas são meticulosos e possuem pensamento analítico elevado.

Além da mudança de mindset, – que deve começar na liderança até chegar aos funcionários, com ações que fomentem o conhecimento e a diversidade –, para recrutar esses talentos são necessárias algumas mudanças nos processos padrões. Há um enorme pool de pessoas neurodiversas qualificadas, mas elas costumam ser descartadas logo nos processos iniciais do recrutamento. Isso acontece, em algumas ocasiões, pois, apesar de serem capacitados para o trabalho, podem ter dificuldades para gerenciar pessoas. Portanto, caso as habilidades sociais não sejam cruciais para o sucesso da função que será exercida pela pessoa neurodiversa, não há motivos para ser uma exigência.

Para garantir também que os talentos neurodiversos possam produzir em um ambiente adequado, é preciso ter em mente possíveis mudanças no espaço, já que eles podem ser mais sensíveis a sons, luzes ou áreas lotadas. Para descobrir quais são as necessidades de cada um dos seus colaboradores e tornar o ambiente confortável e produtivo para todos, é necessário investir em uma boa gestão do capital humano.

Fonte: www.sap.com

Compartilhe nas Redes Sociais!
21 de novembro de 2022