A resiliência como agente transformador para o Supply Chain.

A resiliência como agente transformador para o Supply Chain.

Estar atento às tendências do mercado em tempo real e ser capaz de reagir a elas é uma das melhores maneiras de garantir consistência no mercado.

Com a procura pós-pandemia, as expectativas da alta demanda estão aumentando no comércio, em vista disso, a cadeia de abastecimento está prestes a sofrer mudanças grandiosas. Há carências de causas variadas por todos os lados, influenciadas por diversos fatores, desde a falta de trabalhadores até a dificuldade de acompanhar o crescimento e as inovações. Segundo a IDC’s 2020 Global Supply Chain Survey, 70% das empresas estão procurando maneiras de melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos e 80% buscam formas de serem mais ágeis para conseguir se manter bem localizadas no mercado no longo prazo.

Naturalmente, as empresas buscam resiliência, que, para elas, significa se adaptar às mudanças e adversidades e assegurar a consistência do fornecimento de produtos. Uma cadeia de abastecimento resiliente deve ser capaz de acompanhar o que acontece em tempo real e responder aos acontecimentos com agilidade e inteligência. Tecnologias voltadas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos são essenciais para garantir o sucesso operacional das empresas, essas soluções vêm revolucionando a maneira como as etapas da logística são executadas, evitando que grandes empresas acabem interrompendo sua produção e paralisando os negócios.

Tecnologias inteligentes vêm se tornando grandes aliadas de empresas que estão procurando a oportunidade de transformar o Supply Chain e se tornarem verdadeiramente resilientes. As soluções ajudam a integrar as informações e sincronizar os agentes envolvidos na produção. Investindo em tecnologia, essas companhias são capazes de tornar cada etapa mais eficiente, desde a fabricação até chegar ao consumidor final. O estudo da IDC ainda aponta que 50% das empresas dizem que a falta de competências digitais limita a capacidade de transitar a cadeia de abastecimento para novos modelos de negócio. Isso indica que a disparidade entre empresas com maturidade digital e empresas imaturas digitalmente, deve crescer ainda mais.

A resiliência se tornou uma prioridade entre os líderes especialmente durante a pandemia e permanece no momento pós. É crucial que a liderança e os gestores avaliem sua maturidade digital e definam um caminho que melhore o desempenho da empresa e da cadeia de abastecimento, para que sejam capazes de responder às transformações com planejamento e agilidade. As mudanças do mercado estão cada vez mais aceleradas, exigindo sistemas integrados que reúnam aplicativos inteligentes, com recursos para gerenciamento de dados e funções analíticas para minimizar os riscos e acelerar os resultados dos negócios. 

Fonte: www.sap.com

Compartilhe nas Redes Sociais!
15 de junho de 2022
Voltar para Blog