Porque CFOs estão adotando o planejamento de cenários ágil.

Porque CFOs estão adotando o planejamento de cenários ágil.

Os planejadores de cenários têm duas vezes mais chances de prever com confiança.

Em períodos de grande tumulto, as organizações fazem previsões com mais frequência, na esperança de que isso lhes dê um melhor controle sobre suas perspectivas comerciais, níveis de atividade e recursos necessários para os próximos meses. Mas aumentar essa frequência não leva necessariamente a insights mais ricos ou mais precisos e nem permite que a administração veja mais longe. Essa é a função do planejamento de cenário.

Aliás, a pesquisa de 2021 da FSN, “Agilidade no Planejamento, Orçamento e Previsão (POP)”, concluiu que os planejadores de cenários têm duas vezes mais chances de prever com confiança além de um ano, em comparação aos que não utilizam o planejamento de cenários. E 52% das organizações não conseguem prever mais do que 6 meses. No entanto, apenas 4% das organizações financeiras implementam regularmente o planejamento de cenários.

Mas o que é planejamento de cenários e quais são os pré-requisitos para o sucesso?

Planejamento de Cenários é um método estratégico de analisar cenários futuros alternativos e os resultados e soluções potenciais para cada sequência de eventos. Não automatizado, é um exercício demorado e praticamente inútil, a menos que a organização possa gerar simultaneamente vários cenários, suposições e variáveis dentro das limitações de uma planilha, algo que é extremamente desafiador, se não impossível. Na verdade, 80% dos planejadores que não utilizam o planejamento de cenários dizem que este é o maior obstáculo que enfrentam durante o planejamento.

Para montar um processo de planejamento de cenários confiável e seguro é necessário três pré-requisitos. Em primeiro lugar, evitar planilhas para o planejamento. Apenas 8% dos planejadores de cenários dizem que estão “sobrecarregados de dados” – oprimidos por planilhas desconectadas (e a governança de dados é ruim) contra 33% dos planejadores que não usam o planejamento de cenários.

Em segundo lugar, os planejadores de cenários dominaram seus dados, ou seja, os dados são gerenciados ativamente como um ativo corporativo e os parceiros de negócios têm as ferramentas, habilidades e recursos necessários para fornecer vantagem competitiva e visão. 67% dos planejadores de cenários dizem que dominam seus dados.

Finalmente, os planejadores de cenários usam uma ferramenta POP especializada que fornece a inteligência financeira necessária para construir rapidamente planos de cenários ágeis e que fornecem um ambiente unificado para dados e aplicativos (provavelmente na nuvem). 42% usam software de nuvem especializado em todas as suas unidades de negócios, em comparação com 5% que não se envolvem no planejamento de cenários.

A pesquisa também identificou outros benefícios em ser um planejador de cenários. Eles são mais propensos a envolver mais partes interessadas dentro e fora da organização e são mais propensos a olhar para fora da empresa para considerar riscos e oportunidades. Isso faz sentido quando as organizações estão considerando cenários futuros potenciais muito mais variados, o que amplia sua consciência das influências externas, bem como a importância de incluir uma ampla gama de entradas no planejamento, orçamento e previsão.

À medida que o mundo começa a emergir da pandemia, novos desafios começam a surgir, como a forma da recuperação (“U”, “V” ou mesmo “W”), o potencial de alta inflação e a possibilidade de uma correção maciça do mercado de ações, bem como todas as interrupções acumuladas nas cadeias de suprimentos, clientes e força de trabalho. Mas, do lado positivo, também existem enormes oportunidades para novos modelos de negócios e crescimento. Para entender tudo isso, é necessário uma perspectiva de longo prazo, juntamente com a agilidade para responder conforme as circunstâncias mudam. Não é fácil, mas para aqueles que estão interessados em enfrentar o problema e investem tempo, o planejamento de cenários pode fornecer uma janela para oportunidades imensas.

Gary Simon

Gary Simon está entre os “10” perfis de Líderes mais vistos no LinkedIn no Reino Unido e é um palestrante muito procurado e fornecedor confiável de ‘liderança inovadora’ e análises sobre finanças e sistemas de negócios para CFOs em todo o mundo.

Quer saber mais sobre a Prophix e como simplificamos seus processos financeiros? Venha nos conhecer em nosso próximo evento online e gratuito: LIVE Webinar – Fluxo de Caixa

Prophix

Seu negócio está evoluindo. E a maneira como você planeja e relata seus negócios também deve evoluir. A Prophix ajuda as empresas atingirem seus objetivos com mais sucesso com um software inovador de Corporate Performance Management (CPM) baseado em nuvem. Com a Prophix, os líderes financeiros melhoram a lucratividade e minimizam os riscos ao automatizar o orçamento, a previsão e os relatórios e colocam o foco novamente no que é mais importante – descobrir oportunidades de negócios. A Prophix oferece suporte ao seu futuro com inovação em Inteligência Artificial que se adapta às suas realidades estratégicas, hoje e amanhã. Mais de 1.500 empresas globais confiam na Prophix para transformar a maneira como trabalham.

Fonte: Baguete

Compartilhe nas Redes Sociais!
12 de novembro de 2021
Voltar para Blog