7 motivos para crer que 2021 será um ano melhor para o home office.

7 motivos para crer que 2021 será um ano melhor para o home office.

Tendência é que o trabalho remoto se expanda para mais profissionais e impulsione a criação de novos produtos e oportunidades em outras regiões.

Trabalho remoto no campo, home office, computador (Foto: Jovan Geber via Getty Images)

O ano de 2020 foi excepcional para o home office. Mas 2021 deve ser ainda melhor para aqueles que permanecerão em um regime de trabalho mais flexível. Por conta do isolamento social, a maioria dos trabalhadores do mundo todo foi forçada a deixar os escritórios e teve o desafio de administrar a mudança repentina e os obstáculos causados pandemia. 

Apesar disso, muitos profissionais ainda manifestam interesse em trabalhar remotamente, mesmo depois da crise. A Fast Company divulgou uma análise com algumas razões pelas quais os especialistas esperam que o home office evolua e melhore em 2021. Confira a seguir:


1. Os legisladores serão incentivados a apoiar os trabalhadores remotos

Para Brie Reynolds, especialista de carreira da FlexJobs, site voltado para vagas de trabalho remoto, a expansão do home office em 2021 deve incentivar formuladores de políticas a pensar nas necessidades dos profissionais desse nicho. “Acho que poderíamos ver um estímulo [para apoiar os trabalhadores remotos], ou mais projetos de banda larga, ou mesmo conversas sobre novas leis tributárias e trabalhistas”, diz Reynolds.

2. Os profissionais remotos terão acesso a mais ferramentas e recursos

A proporção de trabalhadores remotos também fará com que as empresas pensem em novos produtos para melhorar a experiência do home office. Isso inclui novas ferramentas de segurança, gerenciamento de despesas, tecnologias de colaboração e c omunicação.

“As empresas vão investir na qualificação de gerentes e em tecnologia que as ajudarão a entender melhor o envolvimento dos funcionários ao trabalhar remotamente”, prevê David Johnson, especialista da Forrester Research.

3. O trabalho remoto parecerá mais natural

Para Johnson, a parte mais difícil do trabalho remoto é a transição inicial fora do escritório. Por isso, ele acredita que o próximo ano será muito mais fácil. ”As pessoas estabeleceram novos hábitos agora, que é o trabalho mais difícil, psicologicamente ”, diz ele. “Com isso, vem um maior nível de conforto, tanto para funcionários remotos quanto para executivos.”

4. Os profissionais remotos desfrutarão mais da separação entre vida e trabalho

Job van der Voort, CEO da Remote, empresa de recrutamento de funcionários remotos, diz que a maioria dos trabalhadores ainda não experimentou os verdadeiros benefícios do home office devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus. “Uma das coisas mais incríveis sobre trabalhar remotamente é que você pode trabalhar de onde quiser, e isso pode significar todos os tipos de lugares; você pode viajar para outro país por um tempo, ou isso significa que, se eu não quiser ficar em casa o dia todo, posso ir a uma cafeteria.”

5. O home office será menos isolado

O CEO da Remote ressalta que muitos trabalhadores remotos estão enfrentando a solidão e o isolamento, mas enfatiza que esses problemas são mais uma consequência da pandemia do que do home office.

“O trabalho remoto não significa que você não está trabalhando junto com outras pessoas, nem que você não trabalha perto de outras pessoas; Conheço muitas pessoas que preferem trabalhar em um espaço de coworking, o que não é permitido no momento”, diz. “É por isso que eu acho que, para quase todos, o trabalho remoto melhora significativamente no próximo ano, pois a pandemia provavelmente desaparecerá.”

6. Os locais de trabalho remotos serão mais diversificados

Outra tendência é a internacionalização e a diversificação da força de trabalho. “Se você não contrata mais profissionais de apenas uma parte do mundo, mas de qualquer lugar, é realmente mais fácil construir organizações mais diversas, porque o banco de talentos é muito maior”, explica Job van der Voort.

7. Profissionais remotos podem ganhar mais

Os profissionais poderão buscar oportunidades de trabalho fora de sua área geográfica, proporcionando-lhes acesso a empregos com melhor remuneração em diferentes mercados.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os programadores precisavam se mudar para locais como o Vale do Silício para conquistar uma vaga com melhor remuneração. “Hoje você pode morar onde quiser, inclusive fora dos Estados Unidos, e ganhar a mesma quantia”, diz van der Voort. “Esse é realmente o futuro para o qual caminhamos, e muito rapidamente.”

Fonte:epocanegocios.globo.com

Compartilhe nas Redes Sociais!
6 de janeiro de 2021
Voltar para Blog