Home 4 formas que a experiência do cliente ajuda a inspirar o consumidor sustentável.

4 formas que a experiência do cliente ajuda a inspirar o consumidor sustentável.

A experiência do cliente pode mudar a relação da sua empresa com o consumidor verde.

A mudança de comportamento do cliente está incentivando o desenvolvimento de processos e produtos mais sustentáveis nas empresas. Uma pesquisa recente da SAP revelou que 55% dos consumidores estão dispostos a comprar de marcas que sejam éticas e estejam comprometidas com a sustentabilidade, enquanto 62% já estão optando por comprar de marcas que cumpram com a proposta da Economia Circular.

Investir em uma boa experiência para o cliente é essencial para o crescimento de qualquer negócio, pois é o que vai ajudar a promover a fidelidade, reter clientes e incentivá-los a divulgar e defender a marca. Em uma pesquisa aplicada pelo Reclame Aqui, 51,2% dos consumidores afirmaram que não se importariam em pagar mais caro por um produto desde que sua experiência com a marca seja melhor. Em vista disso, a maior questão entre as companhias é: como aliar a boa experiência do cliente com o varejo verde?

Veja quatro formas que o Customer Experience ajuda a inspirar o consumidor sustentável:

1- Produtos com ciclo de vida circulares
Negócios regenerativos são o futuro e o software desenvolvido pela SAP pode ajudar as empresas a melhorarem a sustentabilidade otimizando as escolhas dos materiais e eliminando o desperdício com um design inovador de seus produtos com ciclo de vida circular.

2- Equipe capacitada
Um líder de sustentabilidade dedicado à gestão da transição para uma empresa mais sustentável é essencial nessa jornada. Ele pode garantir as ferramentas e a mudança de mindset necessária aos colaboradores para implementar um pensamento verde. Além disso, mantém as marcas atualizadas sobre as legislações mais recentes sobre o meio ambiente.

3- Dados e tecnologia
O denominador comum entre o ciclo de vida dos produtos e a jornada do cliente são os dados reunidos pelas indústrias. O uso desses dados é essencial para garantir que os produtos estejam no lugar certo e na hora certa para atender as demandas do consumidor.

4- Transparência e narrativa
Não tenha medo de ser transparente com seus clientes. Conte para eles os esforços para tornar sua marca mais verde, calcule e mostre como essas mudanças estão reduzindo emissões de carbono, faça parcerias com empresas de reciclagem e ofereça este benefício ao consumidor, destaque estudos de caso e explique o que motivou sua empresa a implementar essas mudanças.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e consumindo mais de empresas que demonstram verdadeira mudança de mindset por bons motivos. Com as soluções e serviços de negócios sustentáveis, é possível criar um futuro com emissões zero, desperdício zero e desigualdade zero.

Fonte: www.sap.com

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17 de outubro de 2022