Valores e emoções guiarão o futuro dos negócios.

Valores e emoções guiarão o futuro dos negócios.

Marcas alinhadas com os princípios e valores dos consumidores tendem a conquistar um futuro mais promissor.

Colocar os princípios e valores como guia de suas decisões de compra é uma forte tendência entre os consumidores intitulados “Passionates”. Este grupo está crescendo e impulsionando grandes transformações nos negócios, pois eles consomem ou trabalham somente para companhias que se importam com os mesmos problemas com os quais eles se preocupam, como mudanças climáticas, desperdício na fabricação de produtos de diversos setores e sustentabilidade, por exemplo.

De acordo com um estudo da Futerra em 2018, 88% dos consumidores preferem se relacionar com marcas que os ajudem a ser mais sustentáveis. A partir das mídias sociais, os Passionates observam cada companhia e, antes de concretizar uma ação, realizam uma análise extensa, desde a cadeia de abastecimento até as condições de trabalho de cada funcionário. Por isso, quando escolhem onde comprar, se tornam os clientes mais fiéis de uma empresa.

Alguns dados nos ajudam a compreender melhor os anseios dos Passionates:

– Pesquisa realizada pelo CDP (Carbon Disclosure Program) indica que apenas oito indústrias são responsáveis por 70% da extração de água.

– O setor têxtil, de acordo com o relatório de água de 2020, está entre os que possuem maior impacto sobre os recursos hídricos. A indústria da moda é responsável por 10% do carbono emitido em todo o mundo, representando um número maior do que, até mesmo, voos internacionais.

– A Fundação Ellen Macarthur afirma que a indústria pode ser responsável por produzir 26% da pegada de carbono até 2050 e 20% da poluição da água no mundo.

– A Environmental Protection Agency revelou que 84% das roupas produzidas são descartadas em aterros sanitários. Por este motivo, os consumidores estão dando um prazo para que a indústria da moda resolva esses problemas.

Algumas empresas estão transformando a maneira de produzir, atendendo as exigências e conquistando o respeito dos consumidores e trabalhadores. No mundo da moda, sustentabilidade tem sido a palavra-chave. Pequenas e grandes companhias, como a Adidas, têm lançado propostas com uma pegada mais sustentável. Em 2019, a marca anunciou um tênis feito totalmente de material reciclado, desenhado para um ciclo de vida circular. A expectativa é que mais empresas invistam em tecnologias que proporcionem a identidade circular e que seja possível transformar o futuro do varejo de moda, permitindo uma transição completa para a Economia Circular e impactando diretamente na relação entre empresas x consumidores x colaboradores.

Mais do que expor produtos, é preciso deixar claro os valores institucionais e as estratégias traçadas para atingir um bem comum. Caminhe em direção ao futuro!

Fonte: www.sap.com.br

Compartilhe nas Redes Sociais!
9 de maio de 2022
Voltar para Blog