Tecnologia no campo: Como otimizar os processos produtivos no agro.

Tecnologia no campo: Como otimizar os processos produtivos no agro.

Por Douglas Bini

O avanço de soluções inovadoras no setor de agricultura tem acontecido de forma exponencial e a tecnologia no campo torna-se, cada vez mais, um agente fundamental para a otimização da produção agrícola. De acordo com a pesquisa “Agricultura Digital no Brasil: Tendências, Desafios e Oportunidades”, realizada pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), mais de 84% dos agricultores utilizam pelo menos uma ferramenta digital em seu processo produtivo.

Em contrapartida, a maior parte desses agricultores conta com aplicações simples, como a internet, para obtenção de informações, ou as redes sociais, que, em suma, são utilizadas para divulgação de produtos. A partir disto, as aplicações avançadas de tecnologia ainda se encontram com nível reduzido de maturidade, concentrando-se apenas em algumas grandes empresas. Para 61% dos participantes da pesquisa, o alto valor é um dos obstáculos para a implementação tecnológica em fazendas menores.

Como superar os desafios da implementação tecnológica no campo?

A busca dos produtores com relação a compreensão e adoção de novas tecnologias tem aumentado nos últimos anos. É possível observar que, mais do que nunca, estes profissionais têm participado de feiras e eventos que debatem e apresentam soluções para o setor.

Diante disto, o primeiro passo para solucionar este gargalo e promover a ampliação tecnológica em pequenas e médias fazendas já foi dado. A partir de agora, o que pode facilitar o fomento à inovação no campo é a redução de custos tecnológicos, bem como o avanço de novas soluções, como o 5G, por exemplo.

Neste contexto, o 5G cumpre papel fundamental para a diversificação de aplicações tecnológicas no setor, uma vez que amplia o alcance de rede dentro das fazendas brasileiras e, consequentemente, aumenta as possibilidades de implementação tecnológica nas mais diversas tarefas do agricultor.

As diferentes aplicações da tecnologia no campo

De um modo geral, esta evolução está ligada a transição do Agro 4.0 para o 5.0. Para que se entenda, o Agro 4.0 registrou o momento em que os dados passaram a ser captados e organizados e, a partir desta estruturação, foram responsáveis por auxiliar nas tomadas de decisão. Com o Agro 5.0, esses dados estruturados passam a ser utilizados por máquinas e soluções específicas, como Inteligência Artificial e Machine Learning, a fim de potencializar os negócios no campo, decisões mais ágeis e assertivas.

As oportunidades criadas a partir da evolução tecnológica são inúmeras, mas algumas aplicações já têm se destacado no setor. A utilização de drones com câmera multiespectral, por exemplo, tem a capacidade de analisar detalhes das plantações, como o vigor da planta, a existência de pragas, entre outros.

Ou então, máquinas e pulverizadores utilizando coordenadas georreferenciadas com sensores a laser que conseguem identificar as necessidades de cada planta e/ou metro quadrado e aplicar os insumos de forma direcionada. Isso contribui para a evolução da agricultura de precisão, que garante menores gastos e mais produtividade no campo.

O fato é que a tecnologia no campo já é uma realidade, seja em soluções menores, em que o produtor utiliza o básico para o dia a dia da fazenda, ou em grandes empresas que contam com a oportunidade de investir em softwares como o SAP S/4Hana, por exemplo, que oferecem diversas vantagens às empresas, como automatização e redução no tempo dos processos, maior produtividade, antecipação de erros e, consequentemente, mais assertividade nas decisões relacionadas à toda cadeia produtiva.

Desta forma, o setor caminha para uma integração de toda cadeia produtiva, com a utilização eficiente de dados, auxiliando no desenvolvimento de cada negócio. A partir disto, o profissional do campo precisa estar atento às tecnologias que estão surgindo, modificando os hábitos do setor agrícola e oferecendo ainda mais valor para o setor do agronegócio.

Quer saber como a AdopTI pode ajudar a aumentar a produtividade na sua fazenda? Entre em contato com a nossa equipe!

Douglas Bini é executivo de negócios da AdopTI.

Compartilhe nas Redes Sociais!
10 de junho de 2022
Voltar para Blog