RISE with SAP: o poder da tecnologia na nuvem para a potencialização dos negócios.

RISE with SAP: o poder da tecnologia na  nuvem para a potencialização dos negócios.

Por Vinicius Silva

A digitalização dos processos e a aceleração tecnológica tornaram-se  elementos essenciais para o bom funcionamento e o fortalecimento estrutural das empresas. Por isso, a adoção de ferramentas voltadas à gestão e infraestrutura em nuvem têm ganhado cada vez mais espaço no mercado . Neste contexto, surge o RISE with SAP, solução que contempla um conjunto de sistemas e ferramentas na nuvem, com funções analíticas e inteligência de negócios.

Este serviço é fundamental para impulsionar a inovação e apoiar o processo de transformação digital nas empresas. De acordo com um levantamento realizado pela Canalys, empresa que analisa o mercado global de tecnologia, os gastos com serviços de infraestrutura em nuvem aumentaram 34%, atingindo o valor de US$ 55,9 bilhões no primeiro trimestre de 2022. Este crescimento acontece na medida em que as empresas de todo o mundo intensificam seus investimentos em tecnologia.

Diante disso, e, para apoiar a digitalização das corporações, o RISE with SAP engloba uma série de serviços para suprir diferentes necessidades das empresas. O SAP S/4HANA Cloud, por exemplo, é um ERP que inclui soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning, que permitem a integração ideal entre todos os processos empresariais. Já o Business Process Intelligence (BPI) conta com ferramentas voltadas para a transformação estratégica dos processos, proporcionando excelência operacional e reinvenção das experiências do cliente.

O SAP Business Technology Platform (BTP), por sua vez, consiste em uma plataforma para a integração com aplicativos SAP e de terceiros, tornando mais simples e ágil a entrada de dados, além de possibilitar maior flexibilidade e independência na migração de ativos para a nuvem. O Business Network Starter Pack também se destaca, oferecendo uma rede inteligente de negócios, que viabiliza a conexão com fornecedores e parceiros de maneira dinâmica.

Os benefícios do Rise with SAP para os negócios

Oferecendo uma gama completa de ferramentas de alta tecnologia, as soluções  contam com um pacote único com diversas funcionalidades, que permitem maior eficiência operacional por meio da automação inteligente dos processos essenciais e, ainda, um rápido retorno sobre o investimento (ROI).

A plataforma possibilita ainda o acesso a múltiplas opções do SAP BTP, com os créditos em nuvem. Outro ponto de destaque, é a flexibilidade de escolha pela infraestrutura mais adequada ao modelo de negócio do cliente, o que, consequentemente, provoca a redução de custos operacionais associados à área de tecnologia.

Além disso, o RISE propicia a redução do risco de violações de dados e ataques digitais, tornando o sistema operacional das empresas mais seguro. O serviço ainda elimina problemas comuns, como perdas de produtividade por conta da descentralização de dados, processos e atividades manuais e complexidade de arquitetura e ambientes.

Desafios da implementação do RISE with SAP

Embora o serviço apresente inúmeros benefícios às empresas, existem alguns passos para que sua operação seja realizada com sucesso. A aplicação da solução conta com toda a expertise da AdopTI, que analisa e determina qual é o melhor caminho para cada necessidade específica do cliente.

Para clientes que já possuem ERP SAP Business Suite, pode ser realizada a conversão do sistema atual para o SAP S/4HANA Cloud, desde que os requisitos básicos de migração, sejam atendidos, ou uma reimplementação, que consiste na reestruturação de todos os processos. No caso de novos clientes, a abordagem parte de uma nova implementação, onde são utilizadas ferramentas para mapeamento e estruturação de processos, baseados nas boas práticas da SAP.

Durante a execução do projeto, é fundamental ter o correto planejamento e a definição das melhores  estratégias para a condução de todas as fases que vão desde o onboard até o Go Live (momento de colocar o sistema em operação). Além das tecnologias e metodologias disponíveis, é de extrema importância que o comitê de gestão de mudanças esteja em perfeita sinergia com as demais equipes, que englobam a equipe técnica, consultores funcionais, key-users e executivos de projetos.  

Passado o período de implementação, o atendimento pós Go Live, gerenciado pela equipe de Customer Success do parceiro, ou até mesmo da própria SAP, é responsável por liderar as ações de adoção e otimização. Deste modo, é possível assegurar que o cliente faça o melhor uso das soluções contratadas, garantido uma percepção clara do retorno sobre o  investimento, maior engajamento, experiência de uso e satisfação contínua.

Vinicius Silva é Customer Success da AdopTI.

Quer saber como um sistema de ERP em nuvem pode ajudar a impulsionar o seu negócio? Entre em contato com a AdopTI.

Compartilhe nas Redes Sociais!
20 de maio de 2022
Voltar para Blog