O poder do propósito no futuro do trabalho

Como manter-se motivado no trabalho? A resposta pode ser mais simples do que imagina. O propósito influencia em diversas áreas, inclusive no futuro do colaborador dentro de uma empresa.

Com a automatização e o medo de perder espaço no mercado de trabalho, a missão de encontrar um propósito passou a ser considerada um aspecto para a sobrevivência no mundo dos negócios. Porém, se engana quem pensa que são apenas as empresas as responsáveis por fornecer esse tipo de incentivo. Ao longo de nossos artigos, fomentamos a ideia de que as empresas com propósito atraem mais olhares e conquistam os melhores talentos. Mas, se motivar no trabalho e encontrar seu próprio propósito também é essencial para cada colaborador.

Em vez de sentir medo, por que não usamos a evolução constante das máquinas como um incentivo? Esse fato serve para que nós, cada vez mais, fiquemos atentos para as qualidades exigidas no futuro do trabalho e fazer disso um propósito.

Estudo feito pela Gallup em 142 países mostrou que 90% dos colaboradores do mundo encaram o trabalho como fonte de frustração, e não de realização. Tal dado chama a atenção em relação a satisfação no ambiente de trabalho. Mas o que os trabalhadores podem fazer quanto a isso?

Conceito job crafting

Diz respeito aos colaboradores. Consiste em fazer mudanças sutis, porém significativas, no escopo do ofício. Transformar a mentalidade para se ater ao propósito, à importância de seu trabalho para a sociedade.

Além disso, como colaboradores, podemos:

  • buscar aprimoramento e especialização das competências;
  • aprender novas tarefas/profissões;
  • chamar a atenção para o capital humano;
  • exercer habilidades únicas e exclusivas aos seres humanos, como empatia, senso crítico, entre outros;
  • vestir a camisa da empresa e defender seu propósito.

Como empregadores, podemos:

  • reconhecer o potencial do capital humano em questões críticas e humanitárias;
  • fornecer incentivos para a especialização dos colaboradores;
  • usar a tecnologia na automatização de processos com o intuito de garantir maior disponibilidade dos colaboradores para questões imprescindíveis e importantes;
  • garantir um ambiente de trabalho saudável;
  • apresentar desafios de acordo com as competências de cada colaborador a fim de não gerar ansiedade e sobrecarga;
  • engajar os colaboradores por meio do propósito da empresa.

Concluímos que, para a realização no trabalho, colaborador e empregador, devem fazer suas devidas partes. Porém, sem deixar de lado um aspecto determinante para o sucesso de todos os envolvidos: o propósito. Aplicá-lo no dia a dia para manter-se motivado é um das melhores maneiras para o crescimento pessoal e profissional.

Confira o episódio 47 do SAP Cast sobre o propósito nos negócios, com a participação de Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

 

Fonte: https://news.sap.com/brazil/2018/10/o-poder-do-proposito-no-futuro-do-trabalho/?campaigncode=CRM-XL18-SOC-WHATSPT&source=whatsapp-brazil-RH

6 de dezembro de 2018
Voltar para Blog