O que esperar para o futuro da Experiência do Usuário.

O que esperar para o futuro da Experiência do Usuário.

Passado um ano de pandemia e o período de adaptação de milhões de usuários com o ambiente digital, já podemos notar a mudança no comportamento e perfil. Agora, idosos e pessoas com necessidades especiais também estão entre o público que utiliza os serviços online em sua rotina, o que também significa que as exigências relacionadas à experiência dos usuários em diferentes plataformas estão maiores.

Além do aumento de lojas de varejo online que observamos ao longo de 2020, os usuários brasileiros também buscaram manter o conhecimento em dia, acessando plataformas de ensino à distância. Uma empresa de cursos online lançou um estudo que mostra que o número de matrículas cresceu 425% durante a pandemia, assim como a adesão de empresas e governos às plataformas EAD também cresceu em 80%.

Acessibilidade no topo da lista

Apesar de não existir regras universais sobre experiência do usuário, o crescimento no número de pessoas utilizando serviços digitais mostrou que designers devem estar atentos às necessidades e preferências que mudam constantemente, visando criar soluções que ajudam a manter as pessoas dispostas a direcionar seus recursos para as empresas que oferecem sites e aplicativos mais amigáveis.

As características de novos usuários que chegam de diferentes regiões e com necessidades diversas elevam o grau de exigência para o trabalho dos designers que precisam colocar a experiência do usuário no centro das estratégias para o desenvolvimento de produtos adaptáveis às pessoas com deficiência visual, auditiva, usuários com dislexia e os idosos.

Aprimoramento de recursos para dispositivos móveis

No segundo trimestre de 2020, o tempo mensal em aplicativos móveis cresceu 40%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Ao passar mais de 200 bilhões de horas em seus smartphones, os usuários também elevaram os gastos com aplicativos de jogos e serviços de assinatura; de acordo com os dados da App Annie, foram gastos no primeiro trimestre de 2020 U$17 bilhões com iOS e U$ 10 bilhões com apps para sistema Android.

Com mais pessoas utilizando os recursos a partir dos celulares, o UX Writing passa a fazer parte da comunidade do design e contribui com um padrão de escrita que ajudará a melhorar a experiência do usuário a partir da hierarquização das informações e do uso de palavras-chaves. O trabalho de escrita se torna uma etapa importante no processo de design para que usuários possam ler as informações de forma rápida e objetiva em seus dispositivos móveis. Vale a pena considerar.

Realidade mista

A realidade aumentada (AR) faz parte do cotidiano dos usuários de redes sociais, através dos filtros é possível adicionar elementos virtuais a uma imagem real.  Já a realidade virtual cria cenários digitais em que os usuários podem interagir com as soluções. A necessidade de oferecer experiências imersivas aos usuários está possibilitando que a integração dos dois recursos ofereça soluções inovadoras para áreas de educação, varejo e entretenimento, viabilizando que novos projetos online sejam lançados e proporcionem experiências sensoriais que podem colaborar com a vida prática de consumidores.

O cenário estabelecido no novo normal deve ser ainda mais conectado e teremos usuários cada vez mais exigentes. Desenhar estratégias para atrair essas pessoas requer o investimento em dados e no cruzamento de informações que ajude a entender o que o usuário precisa e, assim, oferecer experiências personalizadas. A combinação dos dados operacionais e de dados sobre experiências oferece um caminho para que a sua empresa entenda os sentimentos do cliente e determine quais abordagens são mais adequadas para que cada usuário possa usar seus serviços.

Fonte: Site SAP.

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7 de abril de 2021
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