O que é gerenciamento de dados mestre?

O que é gerenciamento de dados mestre?

Gerenciar os dados mestre, os mais complexos e valiosos de uma organização, vai transformar as estratégias e tomadas de decisão da sua empresa.

Para suprir suas necessidades, a maioria das companhias faz uso de sistemas integrados, que atravessam diversos departamentos recolhendo dados com a intenção de aplicá-los estratégias para atingir um melhor desempenho. Mas, com tantas pessoas alimentando esses sistemas, é muito comum que as informações acabem duplicadas, desatualizadas e, às vezes, contraditórias, conduzindo a más decisões e estratégias ruins. Para resolver este problema e conseguir informações mais precisas, as empresas recorreram à gestão de dados mestre (MDM).

O método permite criar e manter um único registro atual e confiável das informações cadastradas, dessa forma as organizações podem tomar decisões com base em dados seguros. Com o gerenciamento desses dados, também é possível mitigar os erros e a redundância de informações; se algum dado for cadastrado mais de uma vez de maneiras diferentes, por exemplo, o MDM irá reconciliar a duplicação, permitindo melhores percepções analíticas. Os dados mestre de alta qualidade tornam os processos empresariais mais simples e garantem maior transparência e privacidade de informações.

Eles são valiosos porque auxiliam no funcionamento das empresas, descrevendo as necessidades dos clientes, colaboradores, fornecedores e informando sobre produtos, processos e serviços. Alguns exemplos de dado mestre são:

Clientes: é possível captar os principais dados dos consumidores para que as organizações consigam captá-los. São encontradas informações desde o contato até os valores e desejos.

Fornecedores: informações sobre contas, contratos, políticas e preços, permitindo que as empresas respondam perguntas sobre despesas e desempenho de cada fornecedor.

Localização: para tomar decisões baseadas na locação, se recolhem dados sobre localização física de agências, escritórios corporativos, centros de distribuição e lojas.

Produtos: reunião de dados como o número do produto, categoria, preço, características, materiais, ciclo de vida, processo de vendas, marketing e cadeias de fornecimento.

Ativos: descrição dos ativos fixos e intangíveis da empresa, como inventário e equipamentos.

A gestão de dados mestre trabalha com o objetivo de assegurar que toda a informação disponível seja consistente e segura. Com a criação de um registro de dados mestre e a manutenção dos dados principais, grandes empresas estão alimentando seus processos empresariais e tomando decisões assertivas, sem perder tempo. 

Fonte: www.news.sap.com

Compartilhe nas Redes Sociais!
13 de julho de 2022
Voltar para Blog