O impacto do valor e da moral nas decisões de Customer Experience.

O impacto do valor e da moral nas decisões de Customer Experience.

Garantir a qualidade do produto ou serviço não é mais o suficiente. Agora é necessário demonstrar que sua marca age e pensa como seu público-alvo.

O Customer Experience é baseado na experiência completa do cliente em todo o processo de compra. Cada vez mais os consumidores estão optando por empresas que não apenas ofereçam qualidade e facilidades no momento da compra, mas que trabalhem de acordo com seus valores e pensamentos. Podemos pensar nisso como um aumento da decisão moral de compra. Com as tecnologias adequadas, é possível alcançar as pessoas certas para o seu negócio e tomar decisões apoiadas em insights baseados em IA para ganhar confiança e fidelizar seus clientes.

De acordo com um estudo da SAP Insights, em parceria com alguns especialistas, estas serão as cinco tendências que determinarão a experiência do cliente durante a próxima década:

Abrir caminho para o significado
Empresas que proporcionem experiências com significado e deleguem todo o resto à IA se destacam. Além de não esquecerem de manter a qualidade dos produtos e serviços, as companhias devem também focar em tornar mais significativo o dia a dia de cada consumidor.

Abraçando intermediários de IA
Os clientes confiam cada vez mais nas escolhas feitas pelos sistemas de aprendizagem de máquina. Por isso, 35% das compras na Amazon e 75% das seleções da Netflix são impulsionadas pelas máquinas. A Inteligência Artificial tornou-se a intermediária entre as empresas e seus públicos-alvo.

Os clientes tornaram-se contribuintes
Consumidores deixaram de ser apenas os destinatários de produtos e serviços. Agora, as organizações estão investindo em plataformas nas quais os clientes possam participar ativamente de sua experiência, com maior envolvimento.

Dos mercados às multidões
Com as mídias sociais, está cada vez mais fácil que os clientes descubram uns aos outros, por este motivo é importante que as marcas se tornem adeptas aos grupos digitais, e o ideal é que sejam o centro do funcionamento dessas comunidades.

Os valores definem o valor
As decisões dos consumidores estão sendo baseadas em seus valores e suas escolhas morais. Garantir apenas a qualidade do produto ou serviço não é mais o suficiente, agora é necessário demonstrar que sua empresa age e pensa como o cliente.

As redes sociais e meios de comunicação facilitam a transparência, permitindo que os clientes analisem e observem as operações de cada empresa e, então, escolham as marcas que refletem seus valores. Os consumidores analisam três principais categorias antes de fazerem suas escolhas:

Valores estéticos
As tendências mudam rapidamente de acordo com as escolhas das pessoas, e elas influenciam no prazer ou descontentamento do cliente em relação às marcas.

Valores pessoais
São relacionados à saúde, estilo de vida e relações. É esperado que as empresas adaptem seus produtos e serviços aos valores pessoais dos consumidores, de maneira mais personalizada.

Valores morais
Os clientes esperam que as marcas estejam alinhadas com seus valores morais, tais como honestidade, justiça, compaixão, entre outros.

Para conquistar cada vez mais pessoas, as organizações devem transparecer seus valores durante toda a experiência, desde a produção até o produto final, cuidando para que as causas defendidas sejam evidenciadas, bem como os investimentos em meios de produção mais sustentáveis e melhores condições de trabalho para os colaboradores.

Sua empresa está preparada para atender às demandas de um consumidor mais exigente, atento e participativo? Conheça as soluções da SAP com foco em Customer Experience e descubra como podemos ajudá-lo.

Fonte: www.sap.com.br

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20 de abril de 2022
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