O impacto da Inteligência Artificial nos negócios

O impacto da Inteligência Artificial nos negócios

 

No início deste mês, a Google anunciou uma novidade que só reforça o caminho para o qual a indústria está seguindo. Por meio da câmera de um smartphone ou do Google Lens, aplicativo de reconhecimento de imagem que foi desenvolvido pela empresa, em 2017, e que deverá ser aplicado no varejo, será possível visualizar um objeto em 3D. Após procurar por determinado produto na internet, o usuário poderá enxergar esse objeto em três dimensões, projetando-o onde estiver. Caso queira comprá-lo, terá a possibilidade de visualizar seu tamanho real em uma simulação e até a forma como uma blusa fica em seu corpo, por exemplo. Tudo isso sem precisar encostar no produto.

 

IoT

 

O impacto dessa novidade vai além da facilidade para o consumidor, que não precisará esperar o item chegar ou ir até uma loja física para “vê-lo de perto”. Para as empresas de e-commerce, por exemplo, a tecnologia poderá ajudar a reduzir os altos índices de trocas e devoluções, já que será permitido que o usuário visualize, em tamanho real, aquilo que está comprando.

O exemplo da Google é uma comprovação de como a realidade aumentada e a Inteligência Artificial (IA) estão impactando, positivamente, os negócios, trazendo benefícios para todos os envolvidos nesse processo – especialmente para o consumidor, que é apresentado a uma experiência de compra cada vez mais personalizada, ágil e completa, que o direciona por onde ou até àquilo que ele precisa. Para as empresas, especificamente, as possibilidades de uso da Realidade Aumentada podem, inclusive, ressignificar a noção de espaço físico e de estoque, por exemplo. Isso porque, ao optar pela amostra virtual de determinado produto, ela pode poupar em armazenamento.

E essas perspectivas têm entrado no planejamento e na rotina das empresas, principalmente a partir da percepção de executivos, conforme mostra a pesquisa Business Impact Insights, divulgada no último mês e produzida pela CI&T, multinacional brasileira que atua com transformações digitais, em parceria com o Opinion Box. O levantamento ouviu, aproximadamente, 200 profissionais que estão em posição de liderança, e oito a cada dez executivos entendem que a transformação digital impacta diretamente seu mercado de atuação. Entre as principais tecnologias, os entrevistados apontam a IA como mais relevante (60%), seguida por ferramentas de análises e big data (46%), internet das Coisas (41%), blockchain ou protocolo de confiança (36%), realidade aumentada e realidade virtual (34%) e chatbot (27%).

Todas essas possibilidades também levam a uma reflexão que muito tem sido feita, desde que a tecnologia tornou-se mais presente e impactante na vida das pessoas. A verdade é que, ao contrário do que foi suposto, a IA tende, justamente, a aproximar pessoas e criar um mundo cada vez mais facilitado e à disposição do ser humano.

O que as pesquisas, voltadas para o desenvolvimento da tecnologia e da inovação, querem, de fato, é fazer com que as empresas sejam mais assertivas no atendimento às demandas do consumidor e que as pessoas possam evoluir, em termos de comunicação e acesso à informação e ao conhecimento, além da disponibilidade de tempo.

Fonte: https://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/matheus-vieira

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7 de junho de 2019
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