Como integrar a Inteligência Artificial nos negócios

A Inteligência Artificial está sendo utilizada por empresas na criação de novos modelos de negócio, processos otimizados e melhor experiencia dos usuários.

Os tempos mudaram. Antes pouco aceita, a Inteligência Artificial, hoje em dia, é um dos principais elementos responsáveis pelo crescimento exponencial das empresas, o que pode ser confirmado por meio da pesquisa feita Deloitte. Executivos com alto conhecimento em tecnologias cognitivas e IA mostram-se otimistas em relação às tecnologias, tanto é que 63% dos executivos entrevistados afirmaram que as iniciativas em IA são extremamente necessárias para alcançar as empresas de alto nível e até mesmo abrir uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. A mesma pesquisa aponta que 11% dos entrevistados consideram a adoção de Inteligência Artificial como “importância estratégica crítica” nos dias atuais. 42% dos empresários acreditam que o uso da tecnologia de IA será fator crítico para as empresas nos próximos dois anos.

Após reconhecer o quão importante a Inteligência Artificial é para o futuro das empresas, como implementá-las em seu dia a dia? Veja algumas alternativas:

  • Defina a visão e crie um roadmap de transformação digital: esse é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com Inteligência Artificial. Aproveite as novas tendências presentes no mercado e invista em tecnologias de ponta – tais como IoT, análise de dados, Machine Learning, Blockchain. Inicie por projetos acelerados que rapidamente possam agregar valor aos negócios e prove a viabilidade do roadmap.
  • Serviços de nuvem: muito utilizados, é uma boa alternativa para quem quer começar a implementar a IA com baixo custo inicial e risco mínimo.
  • Aposte em softwares corporativos: a pesquisa feita pela Deloitte aponta que 59% dos empresários estão obtendo capacidades cognitivas como CRM e ERP utilizando soluções empresariais. É fundamental a avaliação de aplicações e plataformas nativamente integradas, reduzindo risco de interconectividade, custos e atrasos.
  • Conheça o Machine Learning: grande parceiro da IA, o Machine Learning é essencial para as empresas que desejam obter uma leitura eficaz de dados com insights valiosos para o crescimento dos negócios. Importante avaliar serviços de Machine Learning que sejam adaptados a determinados landscapes de aplicações e casos de negócio, incluindo seus modelos de dados e conexões, isso implicará na maior agilidade na implementação e captura de valor.
  • Utilize a análise de dados: a IA ganha vantagem competitiva quando aliada à análise de dados, sendo capaz de abrir diversos leques e oportunidades antes não percebidas.
  • Invista na capacitação dos colaboradores: de nada adianta os benefícios da Inteligência Artificial se não houver quem traduza e entenda os resultados apresentados. Por isso, conhecimentos em tecnologias e aplicação prática em casos de negócio são necessários para coletar e gerenciar os dados necessários para impulsionar seus negócios.

Além disso, 31% dos pioneiros na adoção do Machine Learning criaram novos modelos ou processos de negócio. Convidamos você a conhecer os detalhes do SAP Leonardo, portfólio desenvolvido pela SAP que conta soluções específicas, como gerenciamento de caixa, finanças, análise de problemas no atendimento ao cliente.

Confira nosso infográfico sobre a Inteligência Artificial em benefício das empresas.

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.

Fonte: https://news.sap.com/brazil/2018/12/como-integrar-a-inteligencia-artificial-nos-negocios/

27 de dezembro de 2018
Voltar para Blog