Inovações na área da saúde contribuem para a longevidade da vida humana

Inovações na área da saúde contribuem para a longevidade da vida humana

O uso de tecnologias, como robótica, Realidade Virtual e Big Data, promove novas formas de cuidar da saúde com foco na qualidade de vida e na prevenção de doenças

Até onde sabemos, a ciência ainda não descobriu o segredo para a vida eterna, mas com a ajuda da tecnologia ela está fornecendo os subsídios necessários para que possamos viver mais e melhor. Temos visto com a corrida por uma vacina contra a Covid-19, como as pesquisas e inovações no campo científico podem contribuir para um mundo mais saudável e seguro.

É nesse caminho que os debates sobre humanização e tecnologia e sobre liderança e representatividade no mundo científico ganham força durante o SAP NOW Brasil. O evento acontece entre os dias 14 e 18 de setembro e pela primeira vez será realizado totalmente online. Com a presença da primeira mulher diretora-chefe de voos da NASA, Holly Ridings e do físico e astrônomo, Marcelo Gleiser, que compartilharão insights valiosos sobre o universo da ciência e da tecnologia, pontuando quais contribuições elas oferecem para humanidade.

Em muitos países, o Estado proporciona as bases para o desenvolvimento de pesquisas, incentivando àquelas capazes de oferecer retornos positivos para a sociedade, estimulando a criação de soluções que ajudem a diminuir desigualdades através de políticas públicas focadas nas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento, além de incentivar empresas a fazê-lo, recebendo apoio e investimento do setor privado.

As tendências tecnológicas focadas em proporcionar longevidade têm como objetivo tornar a prevenção um caminho para uma vida mais plena. Recursos de Big Data e nuvem contribuem com esse trabalho, uma vez que permitem reunir uma grande quantidade de dados que podem contribuir com a rapidez no diagnóstico de doenças, agilizando o tratamento delas.  Até mesmo o cadastramento biométrico de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) pode gerar informações importantes na base de dados da rede pública no Brasil sobre como anda a saúde da população brasileira e quais políticas públicas podem ser importantes nesse sentido.

A Realidade Virtual utilizada para fins educacionais nos treinamentos de profissionais de saúde em formação, também oferece uma experiência quase que real para os estudantes, criando ambientes totalmente imersivos e estimulando situações de procedimentos a que dificilmente eles teriam acesso enquanto alunos.

A National Libary of Medicine (NLM), que pertence ao governo norte-americano, investiu 7 milhões de dólares no projeto Visible Human, que cria representações anatômicas tridimensionais detalhadas do corpo de um homem e de uma mulher. As imagens dos corpos estão liberadas em uma biblioteca de domínio público e costumam ser utilizadas para fins educacionais.

A cirurgia robótica, com a ajuda da Inteligência Artificial, também compõe o hall de inovações na saúde que permite a realização de procedimentos menos invasivos e que contribuem para a recuperação rápida do paciente, com menos dores, menor risco de trauma, além de ter mais precisão de movimentos.

O investimento por empresas de saúde em inovações tecnológicas pode contribuir com melhores resultados ao paciente, quando a coleta de dados oferece, em tempo real, informações para decisões urgentes que tem como foco central promover atendimento humanizado para as pessoas, colocando a prevenção como caminho para uma vida mais plena e saudável.

Participe do SAP NOW Brasil que este ano será realizado totalmente online. Inscreva-se!

 

FONTE: SAP NOW

Compartilhe nas Redes Sociais!
16 de setembro de 2020
Voltar para Blog