Indústria brasileira tem menor fatia do PIB em 70 anos

Indústria brasileira tem menor fatia do PIB em 70 anos

 

A indústria brasileira atingiu em 2018 a menor fatia do PIB (Produto Interno Bruto) desde 1947 (início da série de dados comparáveis). O setor representou apenas 11,3% da atividade econômica do país em 2018, o pior resultado em mais de 70 anos.

As informações são de reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, publicada nesta 2ª feira (8.abr.2019). A publicação também mostra que a atividade industrial retrocedeu 0,2% no 1º bimestre de 2019 em relação a 2018.

 

A indústria de transformação (que exclui a extrativa) chegou a ter perto de 30% do PIB nos anos 80. A participação, no entanto, foi reduzida num processo de desindustrialização nas últimas décadas.

Embora os serviços tenham ganhando participação maior no PIB em todo mundo, esse processo foi facilitado no Brasil por crises sucessivas. Durante recessões, a indústria costuma recuar mais do que o PIB, mas não avança com a mesma rapidez nos períodos de crescimento econômico.

Como incentivo ao crescimento da indústria, o ministro da Economia, Paulo Guedes, busca aprovação de medidas de desburocratização. A ideia é melhorar a competitividade.

Fonte: https://www.poder360.com.br/economia/industria-brasileira-tem-menor-fatia-do-pib-em-70-anos/

 

9 de abril de 2019
Voltar para Blog