Gastos com infraestrutura de data center devem crescer 6% em 2021

Gastos com infraestrutura de data center devem crescer 6% em 2021

Segundo Gartner, valor deve chegar a US$ 200 bilhões globalmente e crescer continuamente até 2024

Apesar de o ano de 2020 apresentar queda de 10.3% nos gastos em infraestrutura de data center, 2021 deve apresentar uma recuperação positiva para o setor: de acordo com o Gartner, os gastos para essa área devem acumular US$ 200 bilhões em 2021, aumento de 6% em comparação aos números projetados para este ano. 

“A prioridade para a maioria das empresas em 2020 é manter as luzes acesas, o que tem feito com que investimentos em Data Centers sejam postergados até que o mercado entre no período de recuperação”, diz Naveen Mishra, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner.  

“Nossa projeção é que os maiores centros empresariais pausem temporariamente seus gastos e retomem os planos de expansão ainda este ano ou no início do próximo ciclo. No entanto, as empresas de destaque, conhecidas como hiperescaladoras, continuarão com seus planos de expansão global, com investimentos contínuos em Nuvem Pública”, complementa. 

O  Gartner acredita que o contexto da pandemia impediu a construção de mais de 60% das novas instalações de data center, sendo que o ritmo de crescimento desse percentual se iniciará em 2021 e deve voltar ao patamar esperado apenas em 2024. 

Medidas paliativas

Durante a retomada do crescimento, a consultoria a sugere as seguintes ações: 

  • Treinem a força de vendas para que esses vendedores consigam se envolver com o diretor financeiro (Chief Financial Officer – CFO) e o diretor de compras dos clientes em um novo conjunto de iniciativas para otimização de custos, como renegociação o de contratos de TI, redução de custos de Nuvem e consolidação de TI;  
  •  Elaborem um manual do setor que ajude os fornecedores de tecnologia a entenderem o impacto da COVID-19 em uma gama de setores diferentes para, então, recomendar ações de curto a médio prazo para os fornecedores em cada setor;  
  • Invistam em um novo modelo go-to-market, com características que atendam operações nativamente digitais e sejam capazes de impulsionar a inovação. Valorizem as soluções de TI híbrida e com preços baseados em consumo para melhorar o compartilhamento de ideias com os clientes nativos digitais. 

Fonte: computerworld

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30 de outubro de 2020
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