Equilíbrio entre gerações é fundamental para a transformação digital

Equilíbrio entre gerações é fundamental para a transformação digital

 

A transformação digital é hoje um dos maiores desafios das empresas. Para conseguir integrar as novas tecnologias aos negócios, muitas companhias apostam na contratação de millennials, jovens entre 20 e 39 anos. Mas só aquelas que conseguem combinar a experiência dos funcionários experientes com a agilidade dos mais jovens conseguem fazer essa mudança de forma efetiva.

 

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Essa foi uma das conclusões do encontro ““Como os Millennials podem ser decisivos na transformação digital de sua organização”, realizado pela Câmara de Comércio França-Brasil, que contou com a participação de Sandra Boccia, diretora de redação de Pequenas Empresas & Grandes Negócios e de Época NEGÓCIOS. “A empresa não inova sem olhar para a sua tradição”, disse Sandra durante o evento. Segundo ela, essa foi uma das lições que tirou de conversas recentes com executivos e especialistas do Vale do Silício, da IMD Business School, na Suíça, e também de diferentes players do ecossistema de Cingapura.

Na opinião de Sandra, os negócios que executam a virada digital com mais eficiência são aqueles que adequam suas estruturas aos mais jovens, mas sem deixar de lado o seu propósito. Isso significa integrar as diferentes gerações em um ambiente menos hierárquico, com mais transparência e um vínculo mais próximo entre os colaboradores. “As companhias não podem se preocupar apenas em criar open offices ou oportunidades de intraempreendedorismo. Os líderes precisam escutar mais e personalizar o seu relacionamento com cada membro da equipe”, afirma Sandra.

Uma boa tática para integrar gerações, cada vez mais comum entre as empresas, é a mentoria reversa. Como exemplo, ela citou a Nespresso. Na empresa, os “bárbaros”, como são chamados os jovens responsáveis pela área digital, recebem e dão mentoria para os funcionários mais experientes.

Atrair os millennials é importante para o crescimento a longo prazo das empresas, já que essa geração irá representar, em 2025, 75% da força de trabalho mundial, segundo estudo recente da Deloitte. A diversidade também é um fator importante para o sucesso da transformação digital. “As empresas que não ficam antiquadas são aquelas que promovem a convivência de pessoas diferentes entre si”, afirma Sandra.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/

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26 de agosto de 2019
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