Como otimizar a gestão de compras e despesas das organizações.

Como otimizar a gestão de compras e despesas das organizações.

O estudo conduzido pela SAP em colaboração com a Oxford Economics ouviu mil executivos da área de procurement em 21 países, incluindo o Brasil, e mostrou que apenas 23% contam com uma visão clara, automática e em tempo real das despesas das empresas. Apesar disso, esses líderes estão recorrendo à tecnologia e digitalização de processos para elevar o nível de agilidade e resiliência dos negócios.

A gestão de compras é vista atualmente como uma área estratégica para o sucesso na condução dos negócios, tornando indispensável o investimento em soluções para que o trabalho no setor seja mais produtivo e alinhado às metas das organizações.

É hora de abandonar os métodos manuais de gerenciamento de compras e despesas, implementando soluções automatizadas para coletar e integrar informações objetivas e bem estruturadas sobre os processos.

O que líderes estão fazendo para expandir o valor do trabalho de gestão de compras e despesas, agregando-o à organização:

– Investimento em tecnologia e digitalização de processos;

– Tomadas de decisões com base em dados;

– Formação redes de colaboração com fornecedores;

– Gerenciamento de riscos para manutenção da cadeia de suprimentos;

– Gerenciamento de força contingente de trabalho;

– Implementação de soluções para aumentar visibilidade sobre gastos com viagens e despesas.

Para estabelecer um controle mais rígido sobre as despesas, líderes estão implementando soluções de gestão com capacidade para analisar todas as categorias de gastos em uma única plataforma, o que permite o cruzamento de informações fundamentais para a definição dos passos seguintes de cada processo.

Com as informações armazenadas em nuvem, as organizações conseguem compartilhar com seus fornecedores dados sensíveis sobre abastecimento e evitam gaps em suas operações, mantendo sua cadeia de suprimentos fortalecida e aumentando sua capacidade de prever situações e prevenir riscos. Dados do estudo da SAP com a Oxford Economics mostram que 81% dos líderes dizem que a transformação digital de sua função de compras melhorou a gestão de desempenho do fornecedor.

Ao adotar estratégias com base em dados e análises para tomar decisões, empresas exploram os recursos poderosos oportunizados pelo uso da Inteligência Artificial e aumentam sua capacidade de análise e a precisão das transações realizadas, o que também permite que as organizações se tornem mais resilientes para lidar com o inesperado.

Trata-se do uso da tecnologia para descentralizar demandas, sem perder o controle das informações e favorecendo a gestão inteligente das despesas.

Fonte: Site SAP.

Compartilhe nas Redes Sociais!
12 de abril de 2021
Voltar para Blog