Como a Inteligência Artificial está sendo usada para o bem social

Como a Inteligência Artificial está sendo usada para o bem social

 

Como a Inteligência Artificial está sendo usada para o bem social

Como a Inteligência Artificial está sendo usada para o bem social

A tecnologia está garantindo avanços para o mundo dos negócios e pode ser incorporada cada vez mais a projetos que transformem e levem qualidade de vida à sociedade

A Inteligência Artificial possui potencial para transformar a realidade além das inovações no mundo corporativo. A sociedade pode se beneficiar dos recursos que ela oferece para solucionar questões fundamentais para o desenvolvimento social relacionadas ao bem-estar, à saúde e à segurança da população.

Veja alguns exemplos de como a Inteligência Artificial está transformando a vida em sociedade e pode provocar mudanças substanciais, que atinjam um número ainda maior de pessoas:

Combate ao Zika vírus

Nos Estados Unidos, o Cary Institute, em parceria com a iniciativa Science for Social Good, da BM Research, desenvolveu um projeto que tem como objetivo impedir a propagação do Zika vírus. Utilizando recursos de Machine Learning, foi possível analisar os dados sobre o vírus e primatas contaminados. Esses traços são comparados com as 364 espécies de primatas no mundo inteiro, identificando com 82% de precisão aqueles que carregam o vírus, permitindo o mapeamento das áreas com maior risco de contrair a doença.

Combate ao crime

A Universidade de Carnegie Mellon, nos EUA, tem trabalhado em parceria com a guarda costeira do país no desenvolvimento de uma solução com uso de Inteligência Artificial para reforçar a proteção do Staten Island Ferry, serviço de balsa utilizado pela população de Nova York. Para proteger os passageiros de ataques terroristas, o grupo usou um recurso da Inteligência Artificial chamado teoria dos jogos, que envia informações que sugerem mudanças aleatórias de rota para a equipe de patrulha. Esse recurso também tem beneficiado o combate à caça ilegal na Ásia e em países como Uganda, ajudando a identificar armadilhas.

Reconstrução após desastres

Em 2017, os EUA sofreram com a furacões e incêndios florestais que devastaram cidades, causando prejuízos bilionários. Para que as pessoas voltem à vida normal e que a economia volte a girar nesses lugares, gerando emprego e renda para as famílias, é preciso que existam iniciativas como o SAP.iO, um programa de financiamento que auxilia empresas a encontrarem suporte financeiro para a reconstrução dos negócios.

Em Brumadinho, na ocasião do desastre com a mineradora, a SAP disponibilizou uma ferramenta que usa a tecnologia blockchain para ajudar a localizar serviços essenciais que contribuíram com salvamento e atendimento das vítimas. A ferramenta, criada para auxiliar governos e empresas privadas em missões humanitárias, integra empresas de transporte, alimentos e serviços públicos permitindo a localização rápida destes para um atendimento ágil em ocasiões urgentes.

Cuidado e prevenção da saúde mental

O “Algoritmo da vida” é um software que analisa postagens públicas no Twitter com o objetivo de identificar pessoas com depressão e prevenir o suicídio. O projeto baseado nos estudos dos de universidades dos EUA e da Inglaterra, que mostraram que pessoas em depressão recorrem a um determinado grupo de palavras nas redes sociais, foi anunciado durante o SAP NOW de 2019.

Acesso a serviços

O uso da Inteligência Artificial para desenvolver serviços que ajudam as empresas a integrar suas metas comerciais ao impacto social que causam é uma tendência que pode ser fortalecida conforme as pessoas se coloquem mais dispostas a participar de estudos que envolvam tecnologias como as vestíveis (como os relógios que podem ser conectados a dispositivos móveis), por exemplo. Isso ajuda a fornecer informações mais precisas e em tempo real sobre diferentes modos de vida. Um exemplo é o trabalho da Global Water Challenge, que utiliza a IA para criar redes de distribuição de água que cheguem a comunidades rurais.

O investimento em soluções de Inteligência Artificial para melhorar a vida da população também requer um esforço de setores governamentais, que precisam rever suas políticas de atuação e incorporar a tecnologia como uma das principais aliadas em processos de mudanças reais e benéficas.

Em parceria com as organizações privadas, que já usam a tecnologia como ferramenta de desenvolvimento, as transformações podem ser muito positivas! Acompanhe novidades sobre o assunto nos canais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

Fonte e imagem: Site SAP Brasil

Compartilhe nas Redes Sociais!
19 de fevereiro de 2020
Voltar para Blog