A influência das estratégias de pós-vendas para o sucesso das empresas.

A influência das estratégias de pós-vendas para o sucesso das empresas.

Por Vinicius Silva

É fato que saber como estabelecer uma boa conexão e oferecer as melhores soluções são ações fundamentais para conquistar clientes. Porém, o atendimento não para por aí. Após apresentar ao lead as vantagens de um determinado serviço e realizar o fechamento da venda da solução proposta, as estratégias de pós-vendas influenciarão diretamente nos resultados que serão alcançados ao longo de todo o ciclo de vida do cliente.

É por meio desta etapa que se torna possível a fidelização, com a garantia de suporte na jornada de sucesso, desde o onboard (implementação e entrega), até a identificação proativa de necessidades, para que, assim, seja possível traçar as melhores estratégias e proporcionar os resultados desejados e firmados por essa parceria entre fornecedor x cliente.

Apesar de ser essencial para o desenvolvimento dos negócios, esta área não tem sido priorizada como deveria. De acordo com dados do SEBRAE, divulgados pela Fecomercio SP, em 2019, 85% das companhias do Brasil nunca desenvolveram estratégias de pós-venda. O relatório aponta ainda que 70% não possuem sequer o cadastro dos seus clientes.

Neste sentido, por meio das estratégias de pós-venda, é possível manter e monitorar de modo contínuo o nível de satisfação dos clientes, desenvolver relacionamentos duradouros e, ainda, fazer com que eles permaneçam engajados e satisfeitos. Este cenário, consequentemente, resultará em maior retenção de receita, geração de oportunidades de upsell (vendas cruzadas de serviços complementares ao cliente) e cross-sell (vendas mais sofisticadas de uma solução), bem como criar possibilidades para renovações, contribuir para a redução ou, até mesmo, evitar taxas de cancelamentos.

Para fazer com que esse processo funcione com êxito e total eficiência, surge a figura do CEE (Customer Engagement Executive), que sempre atento às tendências do mercado, é peça central e voz ativa em todas as fases do ciclo de vida do cliente. Estando conectado com todas as áreas e orquestrando toda a operação de pós-vendas, o CEE promove uma relação de confiança e sinergia entre a o cliente e empresa fornecedora, trazendo soluções de modo proativo, acompanhando cada etapa da jornada e monitorando periodicamente os fatores de sucesso.

Os desafios do desenvolvimento de estratégias de pós-venda

Embora a adoção de estratégias de pós-venda seja essencial para o crescimento das empresas, existem desafios que devem ser superados, uma vez que é preciso que os clientes tenham uma nítida percepção do Retorno sobre Investimento (ROI), para manter seu nível de engajamento e satisfação.  

Para isso, é fundamental ter uma visão clara de que o processo de pós-venda não é formado apenas por um departamento isolado, mas, sim, por um conjunto de setores que envolve a gestão comercial, vendas e serviço. Desta forma, o time responsável pela estratégia consegue atuar de modo proativo e sinérgico, acompanhando todas as etapas do ciclo de vida do cliente, desde a implementação, adoção, treinamentos, suporte e ações de expansão.

Como o ecossistema SAP contribui para a eficácia dessa estratégia 

Para executar esta ação com mais eficácia, a SAP implementou um novo modelo de negócios focado nas melhores práticas de adoção das soluções em nuvem, buscando sempre o sucesso dos clientes. Esse processo possui uma metodologia que conecta todas as fases do ciclo de vida do cliente, desde a captação do lead, a geração da demanda, a qualificação e realização da venda e, na sequência, os processos de pós-vendas, que passam pelo onboard, adoção, expansão e renovação.

Esta sinergia promove o engajamento de ambas as partes, desde o primeiro contato, permitindo que a AdopTI, como consultoria SAP, possa entender detalhadamente o cenário e ofertar as melhores soluções, de acordo com as reais necessidades e desafios do cliente, além de oferecer um suporte pós-vendas qualificado e proporcionar uma melhor experiência em toda a jornada de sucesso.

Quer saber mais como a AdopTI pode apoiar o seu negócio com as soluções da SAP? Entre em contato conosco. 

Vinicius Silva é Customer Success da AdopTI.

Compartilhe nas Redes Sociais!
29 de abril de 2022
Voltar para Blog