5 tendências para a transformação digital em 2019

5 tendências para a transformação digital em 2019

 

 

Por: Armando Rodriguez

Se alguns (poucos) anos atrás a transformação digital era uma das principais tendências e esperava-se que sua chegada causasse uma grande mudança na forma de fazer negócios, hoje as empresas olham com receio para a ideia do Big Bang tecnológico – de que um grande momento da tecnologia mudará completamente o uso das ferramentas digitais.

Nesse contexto, os CIOs precisam mostrar aos executivos que o caminho para se tornar uma Empresa Inteligente deve ser estratégico, e as companhias devem estar abertas para uma abordagem que combine interatividade e inovação.

Confira tendências para transformação digital em 2019:

1 – As empresas inteligentes serão o foco

O ritmo de transformação das empresas será interativo e controlado; as estratégias serão traçadas a partir de ciclos menores, com prazos definidos a partir de poucos meses, tendo como foco melhorar os serviços para consumidores a partir da experiência digital.

2 – A eficiência operacional voltará

As empresas deverão priorizar a agilidade na elaboração de planejamentos, mantendo o foco em operações digitais que ofereçam melhores resultados para o cliente e tragam mais produtividade para a rotina. Os CIOs irão orquestrar a entrega de autoatendimento sempre que possível, priorizando e sendo mais agressivos com os custos finais, ainda que o objetivo da oferta de boas experiências digitais para os clientes seja aumentar a receita.

3 – Ápice da gestão de produtos

Profissionais focados em produtos, como designers digitais, gerentes de produto e gerentes de experiência, serão destaque em 2019. A ideia é conectar a área de marketing ao TI para encontrar novas rotas de inovação que atendam ainda melhor os clientes em plataformas digitais. Nesse caminho, transformar a voz do cliente em ações efetivas será essencial para entregar uma boa experiência digital.

4 – Compartilhamento de dados com empresas parceiras

A centralização de dados em plataformas na nuvem já se popularizou em muitas empresas, promovendo conectividade e agilidade para o trabalho interno.

A tendência agora é o compartilhamento de dados com fornecedores e distribuidores a partir da criação de plataformas de interação que permitam a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias comerciais a partir dessa relação mais próxima.

Essa estratégia é também uma maneira de receber informações que fortaleçam parcerias.

5 – Inteligência Artificial aliada às ferramentas digitais existentes

A Inteligência Artificial estará mais incorporada aos processos e ferramentas digitais que têm como objetivo gerenciar conteúdo, e até a sistemas de planejamento para a cadeia de suprimentos.

Nessa tendência, as áreas de operações e marketing estarão juntas para automatizar processos de back-end, otimizando o trabalho das equipes de atendimento.

A estratégia para 2019 é reduzir o escopo da transformação digital. Não se prenda à ideia de que uma grande mudança acontecerá em um momento-chave, a proposta é trabalhar em ciclos e colher os resultados de cada fase. Desenvolva projetos a curto prazo, mantendo o foco na interação com o cliente. A tecnologia deve ser o seu parceiro nessa jornada que promete trazer resultados duradouros.

Fonte: https://news.sap.com/brazil/2019/01/5-tendencias-para-a-transformacao-digital-em-2019/

28 de janeiro de 2019
Voltar para Blog